UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

12/07/2008 - 17h05

"Capitão Nascimento" engrossa campanha de Luciana Genro em Porto Alegre

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
Não causou a comoção popular que poderia ter ocorrido com seu alterego no cinema, o ator Wagner Moura. Mas a presença do ex-policial do Bope (Batalhão de Operações Especiais) Rodrigo Pimentel, que inspirou o capitão Nascimento de Tropa de Elite, mobilizou algumas dezenas de pessoas no final de semana, em Porto Alegre. Pimentel, que também foi roteirista do filme, veio à cidade apoiar a candidatura de Luciana Genro (PSOL) à prefeitura.

A agenda do militar que virou sociólogo repartiu momentos de reflexão com atos de mobilização popular. No sábado (12), Pimentel e Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública, participaram de um debate sobre violência urbana na sede do PSOL em Porto Alegre. Soares é consultor do partido para o programa de segurança. "Mesmo que a competência seja do Estado, a segurança não pode ser tratada como um subtema na campanha", disse. Segundo ele, a cidade "pode fazer muito" contra a violência.

Luciana Genro disse que vai investir o que for preciso para equipar a Guarda Municipal, que atua - armada - na proteção do patrimônio público da cidade. "Queremos que a Guarda trabalhe em conjunto com a Brigada Militar, mas sempre respeitando as comunidades", disse a candidata. No programa de governo do PSOL a segurança aparece com uma das prioridades de campanha.

Segundo o documento, a política municipal de segurança vai equilibrar prevenção e combate à violência. Para prevenir que novas gerações sejam atraídas ao crime, as escolas terão suas atividades educacionais integradas a projetos dos serviços de saúde e a projetos de assistência social do município.

Luciana defende também uma ampliação da parceria com o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), vinculado ao ministério da Justiça - comandado pelo pai da candidata. O programa prevê aumento de salários para policiais e o investimento em conjuntos habitacionais para a tropa, além de bolsas para aperfeiçoamento profissional.

Na sexta-feira (11), Pimentel e Soares visitaram internos da Fundação de Apoio Sócio-educativo (Fase) - antiga Febem - e realizaram caminhada pela rua da Praia, tradicional ponto comercial do centro da cidade. "Luciana é um símbolo nacional na luta por mais segurança", disse o ex-integrante do Bope. "Agora os corruptos vão pedir para sair", afirmou, em referência ao bordão utilizado pelo personagem no filme.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host