UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

08/07/2008 - 12h16

PCO desiste de concorrer em Porto Alegre e prega boicote às eleições

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
O candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo PCO, André Tartas, anunciou na noite desta segunda-feira (7) que desistiu da disputa. Segundo ele, a decisão se deve às regras estabelecidas pela legislação eleitoral. Entre outras restrições, a lei impede que partidos sem representação na Câmara dos Deputados participem de debates em rede de rádio e televisão. Tartas não participou de nenhum dos dois debates realizados até agora na cidade. "É uma fraude não ter direito a participar dos debates", disse.

A candidatura do PCO nem foi registrada no sábado (5), último prazo estabelecido por lei para viabilizar a chapa. Uma reunião na sexta-feira (4) avaliou que não haveria estrutura para realizar uma campanha sem a participação nos debates. Segundo o presidente estadual da sigla, Guilherme Giordano, a ausência nos programas foi importante - mas não decisiva para a decisão. "A eleição toda está comprometida. Vamos chamar a população a boicotar esse pleito", afirmou.

Segundo Giordano, uma legenda de esquerda como o PCO não pode compactuar com um processo eleitoral que é uma "verdadeira conspiração contra o povo". O dirigente criticou outras legendas identificadas com propostas socialistas por estarem legitimando a eleição. "Nós não vamos sujar nossas mãos", disse. O PCO não irá apoiar nenhum outro partido durante a disputa.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host