UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

04/07/2008 - 17h19

Campanha em Porto Alegre começa no parque da Redenção

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
O Brique do parque da Redenção, tradicional ponto de encontro dos porto-alegrenses nos domingos de manhã no centro da cidade, começa a ter sua rotina alterada com o início da campanha eleitoral. Pelo menos metade dos nove candidatos à prefeitura da capital gaúcha vai iniciar ou incluirá o local no seu primeiro roteiro pela cidade. Pelo menos o tempo promete ajudar: a previsão é de um domingo de sol e temperatura amena em Porto Alegre.

O movimento vai começar cedo: já a partir das 10h a deputada Luciana Genro (PSOL) promete começar a distribuição de propaganda eleitoral entre os freqüentadores da feira. Antes disso, porém, a candidata libera sua militância para fazer uma caminhada pelos bares da Cidade Baixa, tradicional reduto boêmio de Porto Alegre.

Como a lei determina que a campanha comece no primeiro minuto do dia 6, os apoiadores de Luciana vão se reunir a partir da meia-noite na sede do partido, numa das ruas mais movimentadas do bairro, para organizar a passeata. A candidata inicia sua campanha às 8h30 de domingo, com um café comunitário na Usina do Gasômetro - um dos centros culturais de Porto Alegre.

A candidata do PT, Maria do Rosário, também inicia a campanha pelo Brique. Às 11h, ela reúne apoiadores ilustres - entre eles algumas lideranças nacionais do PT, como Tarso Genro, pai de Luciana - para uma caminhada pelo parque. "Tinha de iniciar no Brique. Foi ali que tudo começou", diz a candidata, numa referência às primeiras passeatas do PT nos anos 80, que acabaram resultando na eleição de Olívio Dutra para a prefeitura em 1988.

Rosário deve cruzar na caminhada com os apoiadores do democrata Onyx Lorenzoni. Ele tem como primeira atividade de campanha um bicicletaço que sai da Usina do Gasômetro às 10h e deve chegar no parque da Redenção por volta de 11h. Ali, o candidato desce da bicicleta e parte para o corpo-a-corpo com os eleitores, assim como a candidata do PSTU, Vera Guasso. O candidato do PCO, André Tartas, não divulgou agenda.

A candidata do PC do B inicia sua campanha na zona norte. Ela fará uma caminhada pelas ruas do bairro Rubem Berta, um reduto de classe média baixa que deu a maior votação a Manuela D'Ávila nas eleições para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre em 2004. Eleita, ela se candidatou em 2006 à Câmara dos Deputados e obteve uma das maiores votações da história do Rio Grande do Sul. A caminhada começa às 11h na Praça México.

O prefeito José Fogaça (PMDB), candidato à reeleição, não deve ter atividades de campanha no domingo. Segundo a assessoria do candidato, ele deve se dedicar à preparação para o primeiro debate da campanha marcado para a noite de domingo (7).

O candidato tucano Nelson Marchezan Júnior também não divulgou agenda de campanha. O candidato do PHS Paulo Rogowski não foi localizado pela reportagem.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host