UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

03/07/2008 - 17h17

Porto Alegre terá o primeiro debate neste domingo

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
No primeiro dia de campanha oficialmente autorizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sete dos nove candidatos a prefeito de Porto Alegre se encontram para o primeiro debate em torno de propostas para a administração da cidade.

O primeiro encontro está marcado para as 22h30 deste domingo (06), promovido pelo grupo RBS (Rede Brasil Sul de Comunicações, afiliada da Rede Globo). A legislação eleitoral prevê que a campanha, incluindo debates em mídias eletrônicas, se estenda até dois dias antes das eleições.

O programa, transmitido simultaneamente pela rádio Gaúcha, pela TVCOM (UHF e TV fechada) e pelo clicRBS, terá duas horas de duração.

Estarão presentes os candidatos José Fogaça (PMDB/PTB/PDT), Luciana Genro (PSOL/PV), Manuela D'Ávila (PC do B/PPS/PSB/PR/PMN/PT do B/PTN), Maria do Rosário (PT/PRB/PTC), Nelson Marchezan Júnior (PSDB), Onyx Lorenzoni (DEM/PP/PSC) e Paulo Rogowski (PHS).

Como determina a lei, os candidatos Vera Guasso (PSTU) e André Tartas (PCO) não participam do debate porque seus partidos não têm representação no Congresso Nacional. Mas eles podem requerer das emissoras o mesmo tempo de intervenção que teriam nos programas, a ser veiculado em outro horário.

O debate promovido pela RBS terá cinco blocos, sendo os quatro primeiros para perguntas entre os candidatos divididos em tema livre e tema determinado. A ordem das perguntas e dos temas será feita por sorteio. Os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas, um minuto e 30 segundos para as respostas, um minuto para as réplicas e um minuto para as tréplicas. No último bloco, cada candidato terá um minuto para fazer as considerações finais.

Na segunda-feira (7), os mesmos sete candidatos voltam a se encontrar para um debate na rádio Guaíba, integrante do sistema Record. Dividido em cinco blocos, o debate vai ao ar a partir das 13h15 e prevê que os candidatos respondam à mesma questão na primeira parte do programa: "Em que ponto sua proposta é melhor para Porto Alegre?" Haverá tempo de dois minutos para a resposta. Nos outros blocos, os candidatos debatem entre si sobre oito temas a serem sorteados pela produção do debate.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host