UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/06/2008 - 15h11

PSDB decide por candidatura própria em Porto Alegre

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
Depois de algumas semanas de indefinição, o PSDB finalmente se decidiu pela candidatura própria nas eleições à prefeitura de Porto Alegre. Uma reunião na noite de sábado (28) fechou questão em torno da estratégia, referendada na convenção municipal deste domingo (29). O deputado federal Nelson Marchezan Júnior será o candidato a prefeito.

A candidatura própria foi a forma encontrada pelo PSDB para unificar o partido, rachado ao meio por conta das eleições municipais. Uma ala, liderada pela governadora Yeda Crusius, queria o apoio à candidatura do atual prefeito José Fogaça (PMDB). Outra, entre as quais o próprio Marchezan Júnior, gostaria de aderir ao democrata Onyx Lorenzoni, que tem o apoio do PP. A cúpula nacional dos tucanos referendou a decisão.

Com apenas dois vereadores em Porto Alegre (de um total de 36) e poucas chances na disputa, o desafio do PSDB é aumentar a bancada na capital. "A candidatura própria é uma orientação nacional do partido no sentido que se possa fortalecer a posição da legenda em Porto Alegre", justificou o candidato.

A convenção tucana ocorreu na Assembléia Legislativa durante toda a manhã deste domingo. Votaram 160 convencionais. Por volta das 15h, governadora Yeda Crusius, acompanhada da senadora Marisa Serrano (MS), oficializou a candidatura de Marchezan Júnior. "É um candidato que reúne plenas condições de dar uma cara nova à cidade", discursou Yeda.

Estiveram na convenção também o deputado José Aníbal (SP) e o secretário-executivo do partido, Sérgio Silva. A chapa terá como candidato a vice Tadeu Gonzaga Martins, da executiva municipal do PSDB.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host