UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/06/2008 - 15h01

Fogaça é aclamado em convenção do PMDB

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), finalmente assumiu o que já se sabia há meses: é candidato a mais um mandato à prefeitura da capital nas eleições que ocorrem no próximo dia 5 de outubro. A decisão foi anunciada um dia antes do prazo final das convenções municipais.

O encontro do PMDB, realizado neste domingo (29), reuniu cerca de mil pessoas na Câmara Municipal de Porto Alegre, entre elas alguns peso-pesados do partido, como o senador Pedro Simon, o ex-governador Germano Rigotto e o deputado federal Ibsen Pinheiro. Votaram 45 membros do diretório municipal e 30 delegados, além de parlamentares. Cumprindo agenda oficial, Fogaça chegou à convenção apenas no início da tarde.

O presidente municipal do PMDB, Fernando Záchia, considerou a convenção histórica. "É a primeira vez que forças políticas com a mesma origem estão aliadas desde o primeiro turno em Porto Alegre", disse. O PMDB fechou coligação com o PDT, que indicou o candidato a vice, José Fortunati, e com o PTB.

O prefeito atacou os partidos adversários dizendo que a aliança que o levou ao governo, em 2004, sempre trabalhou de forma democrática e pluripartidária. "Nós até podemos ter pago um preço por ter dividido a administração entre tantos partidos, mas posso dizer que nossa aliança efetivamente se constituiu", afirmou.

O caminho de Fogaça até a candidatura não foi fácil. Sem estrutura partidária no PPS, pelo qual foi eleito, ele trocou de partido em pleno mandato e teve de costurar apoios difíceis. Fogaça, por exemplo, não conseguiu atrair os tucanos, apesar do apoio da governadora Yeda Crusius, e nem a sua antiga legenda, que compôs com o PCdoB. Mas conseguiu manter o PTB na aliança e ainda conseguiu apoio dos trabalhistas, cortejados também pelo PT.

Além disso, o prefeito enfrenta problemas no DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana). Em 2006, denúncias de licitações superfaturadas derrubaram o diretor do órgão, Garipô Selistre, e mobilizaram a polícia numa investigação que está sendo concluída agora com o indiciamento de seis pessoas. A oposição já acena com a possibilidade de uma CPI.

Mesmo assim, o clima é de otimismo no PMDB. Fogaça lidera as pesquisas eleitorais e terá o maior tempo entre todas as candidaturas no horário gratuito de rádio e tevê. "Estou sentindo cheiro de vitória", disse Ibsen Pinheiro durante a convenção.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host