UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/06/2008 - 15h05

Após PSB fechar com PT, Erundina diz que foi "vetada" pelo partido

Maurício Reimberg
Em São Paulo
Ela não será candidata nestas eleições. O seu partido, o PSB (Partido Socialista Brasileiro), já decidiu inclusive apoiar a ex-ministra Marta Suplicy (PT) na disputa pela prefeitura da capital paulista. Longe dos holofotes, a deputada federal e ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina ficou em silêncio durante quase todo o período de especulação que resultou nesta semana no acerto final entre o bloquinho e o PT.

Erundina (PSB) afirma que foi "vetada" pela direção nacional do partido nas duas vezes em que tentou entrar na corrida eleitoral em São Paulo. Ela era cogitada como provável nome do PSB nas eleições paulistanas e chegou a receber um convite para ser vice na chapa de Marta.

"O PSB não defendeu a minha candidatura. Essa é a verdade", disse Erundina ao UOL. "Meu partido vetou o meu nome. Não sei por qual razão". A ex-petista governou a cidade de São Paulo entre 1989 e 1992.

O primeiro "veto" teria acontecido quando Erundina ainda aparecia como uma das pré-candidatas do bloquinho (PSB, PC do B, PDT e PRB), ao lado dos deputados federais Aldo Rebelo (PC do B) e Paulo Pereira da Silva, o "Paulinho" (PDT). "A insistência da candidatura do PC do B neutralizou as outras hipóteses", lamenta.

O presidente do diretório municipal do PSB em São Paulo, vereador Eliseu Gabriel, tem outra explicação. Para ele, não ficou "clara" a intenção de Erundina de ser a candidata do bloquinho. "Tentamos falar com ela. Ninguém conseguia. Ela não se interessou pelo processo", afirma.

O PSB e o PDT realizam as suas convenções neste sábado (28). No domingo (29) é a vez do PT, do PC do B e do PRB. A realização de um ato político nesta sexta (27), em São Paulo, deve formalizar a aliança dos partidos em torno da pré-candidata Marta Suplicy. Aldo desistiu da candidatura própria na semana passada e aceitou ser vice da petista.

Isolamento

Resignada, Erundina diz que as negociações finais entre o bloquinho e Marta aconteceram "à revelia" do seu conhecimento. "Não fui nem informada disso. Estou sabendo pela imprensa. Pelo menos esperava que essas coisas pudessem ser conversadas", critica. O PSB foi o último partido do bloquinho a fechar apoio a Marta, num acordo selado nesta quarta (25).

Erundina recebeu há aproximadamente um mês um convite pessoal de Marta para ser vice na chapa encabeçada pela petista. "O convite veio direto a mim. Não foi ao partido. Talvez isso tenha gerado um desconforto", reconhece. Na ocasião, Erundina encaminhou a proposta para a direção nacional do PSB. Segundo ela, após aguardar quase duas semanas por uma resposta, o partido decidiu prosseguir com o então pré-candidato Aldo.

A justificativa desse segundo "não" foi a de que o bloquinho teria uma candidatura própria. No entanto, Erundina levanta outra hipótese. Ela diz que o fato de manter uma "relativa independência" nas votações do Congresso está incomodando o PSB, que faz parte da base de sustentação do governo Lula. "Não faço concessões. Isso incomoda o partido", diz.

Questionada se é possível interpretar as seguidas negativas como uma represália do partido, Erundina fala que "não vê outra razão". Ela afirma, porém, que não está chateada. "Já estou tão calejada, sabe? Não me dou mais ao trabalho de ficar magoada", diz. "Os fatos políticos vão provar quem está com a razão".

Lembrança

Segundo a pesquisa Ibope/Setcesp, divulgada nesta quarta, Erundina foi o nome que mais subiu nas intenções de voto. Ela está em quinto lugar na disputa, com 7% do eleitorado, atrás de Marta (31%), Alckmin (25%), Kassab (13%) e Maluf (8%). Ela cresceu 4 pontos percentuais em relação a pesquisa anterior, realizada em maio deste ano.

Apesar de já ter descartado uma eventual candidatura, Erundina agradece a lembrança da população. "Continua na memória os acertos que tivemos em áreas com forte apelo popular, como a saúde e a habitação", diz. A deputada ainda não definiu como será a sua participação na campanha eleitoral.

No entanto, mesmo fora do páreo, Erundina aproveita para alfinetar o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM). "O prefeito, com toda essa exposição, não está tão distante assim", diz. Segundo o Ibope, a ex-prefeita está seis pontos percentuais atrás do democrata.

LEIA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES EM SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host