UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/10/2008 - 20h08

Amazonino terá maioria na Câmara Municipal de Manaus

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
Vencidas as eleições, Amazonino Mendes (PTB) deverá encontrar uma maioria bastante confortável na Câmara Municipal de Manaus. Os partidos que fazem parte de sua coligação elegeram 16 dos 38 vereadores da Casa. Na reta final do segundo turno, outros oito vereadores eleitos se empenharam em sua candidatura, o que, em tese, aumenta sua base de apoio para 24 parlamentares, o equivalente a 63% do legislativo.

Os três vereadores mais bem votados de Manaus em 2008 fazem parte da bancada de Amazonino. Um deles, Luiz Alberto Carijó (PTB), segundo lugar no pleito com 13.865 votos, já manifestou interesse em ocupar o cargo de presidente da Câmara. Carijó já foi prefeito de Manaus em 2004, quando foi eleito "prefeito-tampão" após a saída de Alfredo Nascimento (PR) para o Ministério dos Transportes.
  • UOL

    Composição da Câmara Municipal


Mas, no que depender da oposição, Amazonino não deverá ter "vida fácil" nos próximos quatro anos. A futura oposição a Amazonino conta, virtualmente, com nove vereadores, a maioria eleitos pela coligação proporcional do candidato derrotado Serafim Corrêa (PSB).

"Eu já mantinha uma posição crítica em relação à administração do Serafim e isso vai se intensificar agora na gestão do Amazonino. Queremos que ele cumpra as promessas que fez durante a campanha e seja transparente nos gastos", afirmou o vereador reeleito José Ricardo Wendling (PT).

O comunista Marcelo Ramos (PC do B) acredita que ainda é preciso esperar pela posse de Amazonino para ver qual será o cenário na Câmara. "Do ponto de vista partidário, temos, em tese, nove vereadores que irão compor a oposição, mas isso nem sempre acontece assim. Ainda devemos esperar pela definição do grupo de vereadores ligados ao governador Eduardo Braga (PMDB)", alertou.

Um dos líderes de Serafim na Câmara, Marcelo Ramos deixou claro que se manterá na oposição a Amazonino. "Quero que ele cumpra as promessas que fez. Vou fiscalizar cada uma dessas promessas porque foram elas que fizeram o povo acreditar que a mudança seria melhor", afirmou o parlamentar.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host