UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/10/2008 - 14h06

Eleição reaproxima Amazonino e presidente do TRE-AM

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '2',
cidades : ['am02550']

A vitória de Amazonino Mendes reaproximou-o de um antigo desafeto: o presidente do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), desembargador Ari Jorge Moutinho. Ao receber o prefeito eleito na sede da instituição, Moutinho abraçou e elogiou Amazonino.

Moutinho e Amazonino foram colegas na Faculdade de Direito da Universidade do Amazonas, mas não chegaram a se formar juntos. Enquanto Moutinho seguiu a carreira de magistrado, Amazonino enveredou pela vida política.

Ao longo de mais de 30 anos os dois mantiveram relação harmônica e chegaram a ser vistos como amigos. Mas em 2006, Amazonino, então candidato ao governo do Estado, fez pesadas críticas à lisura do pleno do Tribunal de Justiça, ao qual Moutinho fazia parte.

Em um dos ataques ao judiciário, Amazonino chegou a dizer que o desembargador não tinha imparcialidade suficiente para julgar processos que envolviam o ex-governador porque seu filho, Ari Moutinho Filho, fazia parte do grupo político de seu oponente, Eduardo Braga (PMDB). Desde então, as relações entre os dois "azedaram".

Neste domingo, porém, o encontrou entre os dois selou as pazes. Ambos trocaram elogios "rasgados". "Vim aqui prestar homenagem à Justiça Eleitoral do Amazonas, na pessoa do presidente do desembargador Ari Moutinho, que pelo seu comportamento, insuperável, eu não vi em nenhuma outra eleição, tanta isenção e eficácia", afagou.

Moutinho, por sua vez, não economizou elogios. "Estendo a minha mão e sei que há anos não trocamos um abraço. Era minha obrigação presidir esse pleito com respeito. Vossa Excelência sempre terá do Tribunal Regional o mais profundo respeito. O senhor é um grande político. Deus lhe proteja", afirmou o desembargador.

Suplência

A vitória de Amazonino vai beneficiar o filho do desembargador. Ari Moutinho Filho deverá assumir a vaga de suplente na Câmara dos Deputados no lugar do deputado federal Carlos Souza (PP), que sai do parlamento para a vice-prefeitura de Manaus.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'left', layout : 'simples', turno : '2', cidades : ['am02550'] A vitória de Amazonino Mendes reapr%>