UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

08/10/2008 - 21h00

PMDB inicia aproximação com Amazonino em Manaus

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
O grupo político do candidato derrotado Omar Aziz (PMN) deu o primeiro passo rumo a uma possível aproximação com o ex-governador Amazonino Mendes (PTB), que irá disputar o segundo turno em Manaus contra Serafim Corrêa (PSB).

Nesta terça-feira (7), seus advogados desistiram da ação judicial em que pediam o indeferimento do pedido de registro de candidatura de Amazonino. Esta era a única pendência jurídica que poderia ameaçar a campanha do petebista.

A ação movida pela coligação de Omar pedia o indeferimento do pedido de registro de candidatura de Amazonino por conta da existência de multas eleitorais de 2006, que o candidato não pagou. O TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) absolveu Amazonino, mas os advogados de Omar recorreram. Com a desistência, o "caminho jurídico" do petebista fica livre.

De acordo com o presidente municipal do PMDB, Marco Antônio Chico Preto, não havia motivos para continuar com a ação. "Ela (a ação) tinha sentido enquanto nós estávamos na disputa. Agora que estamos fora, não havia razão para continuarmos com ela", afirmou Chico Preto.

O PMDB é o partido do governador Eduardo Braga, principal líder do grupo que comandou a candidatura de Omar Aziz.

Chico Preto diz que o PMDB não irá apoiar Serafim Corrêa e que uma aliança com Amazonino Mendes vai depender de conversas entre os membros da cúpula peemedebista e petebista. "Nós queremos que o PTB incorpore algumas de nossas propostas ao seu programa de governo. Não queremos cargos. Faremos uma aliança programática", afirmou Chico Preto.

O deputado disse ainda que, nos próximos dias, o partido deverá se manifestar oficialmente sobre o posicionamento no segundo turno.

Aproximação

Um acordo entre PTB e PMDB vai colocar juntos, depois de seis anos, Eduardo Braga e Amazonino Mendes no mesmo grupo político. A última eleição em que os dois estiveram juntos foi em 2002, quando Braga foi eleito para o governo do Estado com o apoio do petebista. Logo após assumir o governo, Eduardo rompeu com Amazonino, interrompendo uma relação de aliança que durava mais de dez anos.

O ano de 2006 marcou o primeiro embate direto entre Amazonino e Braga, quando os dois disputaram as eleições para o governo do Amazonas. Braga venceu no primeiro turno e impôs a segunda derrota eleitoral da vida política de Amazonino - a primeira foi em 2004, contra Serafim Corrêa (PSB).

Enquanto o PMDB não se define, o candidato derrotado Omar Aziz (PMN) também aguarda o resultado de conversas entre membros de seu grupo e o de Amazonino. De acordo com sua assessoria de comunicação, o ex-candidato deve se pronunciar ainda nesta semana sobre o apoio para o segundo turno.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host