UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

08/10/2008 - 17h35

Pelo critério da "exclusão", PC do B decide apoio a Serafim Corrêa

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
O PC do B irá apoiar, formalmente, a candidatura de Serafim Corrêa para o segundo turno das eleições em Manaus. Segundo o presidente estadual do partido, Antônio Levino, o anúncio oficial da posição do PC do B será feito na próxima sexta-feira (8). No primeiro turno, o partido não coligou com nenhum outro, mas apoiou explicitamente a candidatura derrotada de Omar Aziz (PMN).

De acordo com Levino, o apoio do PC do B a Serafim Corrêa se dá por "exclusão" e não pelas qualidades do candidato. "Inicialmente, não há chance de coligar com Amazonino. Nosso indicativo, inclusive da direção nacional, é de formalizar o apoio a Serafim Corrêa. Não vamos apoiá-lo por suas qualidades. Se fizéssemos um julgamento de qualidades, isso nos imporia mais dificuldade para definir o apoio", admite.

O deputado estadual Eron Bezerra (PC do B), uma das maiores lideranças comunistas do Amazonas, diz que o apoio a Serafim não significa um retorno do partido à base aliada de Serafim, como nos últimos três anos.

"Nós entendemos que há diferenças significativas entre a forma como o Serafim administrou a cidade e a que nós entendemos que é a melhor. Entretanto, o segundo turno de uma eleição não nos exige uma posição ideológica, mas uma posição política", explica Bezerra.

Antônio Levino diz ainda que o PC do B não irá exigir contrapartidas para apoiar Serafim Corrêa. "Não estamos pedindo nada em troca. Nosso apoio tem, como único objetivo, evitar que Amazonino Mendes volte ao poder", diz Levino.

Eron Bezerra diz que o apoio do PC do B ao PSB de Serafim vai colocar os comunistas em uma situação virtualmente constrangedora. "Como é que a gente vai subir no palanque do Serafim ao lado do Pauderney Avelino (DEM) e do Arthur Virgílio (PSDB). Eles representam visões ideológicas totalmente antagônicas às que nós defendemos", analisa.

Bezerra diz, contudo, que independente do apoio oficial do PC do B a Serafim, os eleitores fiéis do partido "migrariam" normalmente para o lado de Serafim.

Histórico

O PC do B fez parte da base aliada do prefeito Serafim Corrêa durante os três primeiros anos de seu mandato. No início deste ano, o partido entregou os cargos que mantinha na prefeitura, alegando que iria lançar a candidatura da deputada federal comunista Vanessa Grazziotin à prefeitura.

Às vésperas do período das convenções, o PC do B anunciou que desistia do projeto e, posteriormente, anunciou seu apoio a Omar Aziz (PMN), candidato do governador Eduardo Braga (PMDB).

A decisão do PC do B amazonense contrariou a direção nacional do partido, que determinou que os comunistas coligassem com o PSB no Rio de Janeiro e em Manaus e "azedou" as relações entre os dois partidos.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host