UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

08/10/2008 - 11h53

Prefeito eleito no AM é ameaçado e vai se esconder na casa do padre

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
No município de Envira (a 1.215 quilômetros de Manaus), o prefeito eleito, Rômulo Barbosa (PPS), teve de se esconder na casa do padre da cidade, Theodoro Férferes, para fugir das ameaças de correligionários do atual prefeito, Ivon Rates (PMDB), que não aceitou a derrota. Após a divulgação do resultado do pleito, um grupo de cabos eleitorais e de pessoas ligadas a Rates fez ameaças e chegou a ameaçar depredar o fórum da cidade. A Tropa de Choque da Polícia Militar teve de intervir.

Rômulo, que obteve 3.673 votos (55%) contra 2.910 (44%) de Ivon Rates, conta que, na manhã de segunda-feira (6), cabos eleitorais do adversário o ameaçaram de morte. Alguns chegaram a anunciar que iriam incendiar sua casa. Com medo, o prefeito eleito refugiou-se na casa do padre Theodoro. "Foi a alternativa que eu encontrei. Eu fiquei lá de segunda-feira (6) até terça-feira (7)", afirma o prefeito eleito.

Já o prefeito derrotado, Ivon Rates, afirma que não houve ameaça contra seu adversário. "Pode até ser que ele esteja na casa do padre, mas não houve ameaça contra ele. O que houve foi uma manifestação do povo que não aceitou o resultado da votação. Ele pode caminhar do meu lado na rua que não vai acontecer nada com ele", garantiu Rates.

O comandante do Estado Maior da PM, coronel Oliveira Filho, por sua vez, confirma as ameaças sofridas por Rômulo Barbosa. "Nós recebemos a informação de que havia uma situação instável em Envira e mandamos a Tropa de Choque. Constatamos que o prefeito eleito estava se refugiando ora na casa do padre, ora na casa de uma filha de criação", afirma.

Rômulo diz que retornou para sua casa na noite desta terça-feira (7), após a chegada da Tropa de Choque da PM. Um soldado faz sua escolta 24 horas. "Eu fui prefeito de Envira durante oito anos e nunca passei por uma coisa dessas. Nunca precisei de segurança, mas agora tenho que me cuidar porque sou pai de família e não posso me arriscar", afirmou o prefeito eleito. "Eu fico preocupado porque sei que enquanto a tropa de choque estiver na cidade, nada vai acontecer comigo. Mas ela não vai poder ficar para sempre", admitiu Rômulo Barbosa.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Envira - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host