UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/10/2008 - 14h23

Serafim quer apoio de Praciano no segundo turno

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['am02550']
O prefeito e candidato à reeleição de Manaus, Serafim Corrêa (PSB), disse esperar o apoio do PT no segundo turno das eleições. "Eu acho que seria algo natural, apesar do clima em que a campanha eleitoral se deu", afirma Serafim.

O candidato afirmou que as "costuras" políticas para o segundo turno começaram a ser definidas nesta segunda-feira (6), com reuniões entre seus coordenadores políticos. Serafim vai disputar a prefeitura com Amazonino Mendes (PTB), repetindo o duelo de 2004.

O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, convocou uma entrevista coletiva na tarde desta segunda para tratar do segundo turno. O candidato petista às eleições em Manaus, o deputado federal Francisco Praciano, ficou em quarto lugar nas urnas, com 111.536 mil votos, equivalente a 12% dos votos válidos. A expectativa fica sobre o anúncio do candidato que o partido irá apoiar.

Os prognósticos indicam um cenário complicado para o PT local. Durante seus quatro mandatos de vereador, Praciano foi um dos maiores críticos de Amazonino Mendes, que ora era prefeito, ora era governador do Estado. Ele chegou a impedir na Justiça o leilão da concessão do serviço de água e esgoto, executado por Amazonino Mendes.

Entretanto, durante a campanha eleitoral deste ano, Praciano atacou severamente a administração de Serafim Corrêa, seu antigo aliado nas eleições de 2004, quando Serafim venceu Amazonino no segundo turno. "Campanha tem dessas coisas e nós sabemos disso. Não posso interferir no destino que o PT vai seguir, mas seria bom ter o apoio deles no segundo turno", disse Serafim.

Para complicar ainda mais a situação do PT, o partido ainda tem "acordos" feitos com o governo do Amazonas, que apoiou o candidato Omar Aziz (PMN), também derrotado. O acordo feito pela cúpula era de que, se Aziz fosse ao segundo turno, o PT iria apoiá-lo. Caso contrário, o governo do Estado iria apoiar a candidatura de Praciano num eventual segundo turno. Com os dois fora da disputa, o cenário muda completamente.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'left', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['am02550'] O prefeito e candidato à reeleição de %>