UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

03/10/2008 - 01h56

Líder nas pesquisas em Manaus, Amazonino é pouco atacado por adversários

Leandro Prazeres
Especial para o UOL Eleições
Em Manaus
O último debate do primeiro turno das eleições à Prefeitura de Manaus (transmitido pela TV Amazonas - afiliada da Rede Globo) foi marcado pela presença do candidato Amazonino Mendes (PTB), que havia faltado aos três primeiros debates transmitidos pela TV. Apesar de ter fugido das câmeras alheias durante quase todo o pleito, Amazonino mostrou segurança em suas respostas e foi pouco atacado pelos adversários. O clima ameno só foi quebrado pela irreverência do candidato Luiz Navarro (PCB) que em dois momentos arrancou risos ao fazer críticas a seus adversários.

Em quase duas horas de debate, os seis candidatos (Amazonino Mendes, Francisco Praciano, Omar Aziz, Serafim Corrêa, Luiz Navarro e Ricardo Bessa) trocaram poucos ataques. O primeiro bloco, onde os candidatos tinham temas fixos para elaborarem suas perguntas, foi o mais "morno" de todos. O momento mais interessante foi quando Ricardo Bessa (PSOL) "elogiou" o candidato Amazonino Mendes. "Gostaria de parabenizar o candidato que finalmente saiu da toca e resolveu enfrentar o debate", disse o candidato com ironia.

A partir do segundo bloco, quando os candidatos passaram a escolher temas livres para as perguntas, o debate começou a "esquentar". "Estou indo todos os dias nos terminais de ônibus e acompanho o assunto há anos. Manaus tem hoje o pior transporte coletivo e uma das piores tarifas do país", fustigou Francisco Praciano.

Em outro momento, respondendo sobre limpeza urbana, o candidato Serafim Corrêa devolveu no mesmo tom. "Só posso entender que como você mora em Brasília (Praciano é deputado federal) e não mora aqui, você possa ter esse entendimento", afirmou Serafim.

Como de "costume", Bessa e Omar Aziz também trocaram farpas. O candidato do Psol perguntou ao vice-governador e candidato à prefeitura sobre a origem dos mais de R$ 3,3 milhões que sua coligação arrecadou entre julho e setembro. Omar disse que todos os recursos e os gastos haviam sido declarados ao TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), mas Bessa não se deu por satisfeito. "Eu lamento que o Omar não tenha respondido a pergunta. Eu gostaria que o senhor apresentasse seu extrato bancário, porque como é que um engenheiro desempregado acumulou tanta fortuna?", questionou Bessa.

Ríspido, Omar Aziz devolveu na mesma moeda. "O senhor está equivocado. O senhor está querendo achar que todo mundo faz parte do seu grupo. Não sou igual a você", disparou Omar Aziz.

Omar Aziz e Amazonino Mendes protagonizaram um dos momentos mais engraçados do debate. O vice-governador questionou Amazonino sobre a proposta de criar quatro sub-prefeituras. Amazonino respondeu que esse tipo de idéia iria gerar mais gastos e que isso não seria "levar o eleitor a sério". Irritado, Aziz disparou. "Quem não leva o eleitor a sério é você que está divulgando que vai administrar a cidade de dentro de um ônibus."

Sem perder a compostura, Amazonino devolveu. "Parece que o candidato está querendo me ensinar a administrar. É impressionante", respondeu Amazonino, que já foi governador do Estado por três vezes e prefeito duas. Omar Aziz é considerado um dos "pupilos" políticos de Amazonino e foi, inclusive, seu secretário de Segurança Pública nos últimos anos de mandato do ex-governador.

Trajando um vistoso terno de veludo em um tom forte de vinho, o candidato Luiz Navarro deixou para o final do debate sua "carga" de críticas mais pesada. Ao perguntar a Omar Aziz sobre seu plano de recuperação da malha viária da cidade, Navarro exagerou. "Mas é muita cara de pau! O Omar era secretário de obras quando nossas vias afundaram. Ele era vice do Alfredo (Nascimento) e as vias de Manaus afundaram. Imagina o que vai acontecer com o Omar como prefeito", sentenciou.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host