UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

02/10/2008 - 13h41

PF investiga formação de milícia durante as eleições

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus

A Polícia Federal investiga a formação de uma milícia composta por 15 policiais militares enviados a Parintins (a 370 quilômetros de Manaus) para, supostamente, dar proteção ao candidato a prefeito Enéas Gonçalves (PMDB). O problema é que nem o comandante de policiamento do interior, Coronel Hiltomar Régis, nem o comandante geral da PM, coronel Dan Câmara, disseram ter conhecimento do envio desses militares ao município. Parintins fica sobre uma ilha na margem esquerda do rio Amazonas e tem 53.675 eleitores.


As primeiras diligências da PF para apurar a formação de milícia no município ocorreram depois que o promotor eleitoral da cidade, André Seffair, comunicou a chegada dos PMs ao município em um avião fretado pelo governo do Estado, na última segunda-feira (29). De acordo com o promotor, os policiais estariam circulando por Parintins vestidos à paisana e armados.


Segundo a assessoria de comunicação da PF, a delegada Nelbe Ferraz de Freitas, que está em Parintins como parte da operação de reforço para as eleições, iniciou as diligências e aguarda que a Justiça Eleitoral ou o Ministério Público Eleitoral instaurem inquérito.


O comandante geral da PM, coronel Dan Câmara, disse ainda não ter sido notificado sobre a existência de tropas irregulares em Parintins. "Assim que formos notificados sobre este fato, vamos apurar como esses policiais chegaram lá e porque motivo se encontram neste município", afirmou o coronel.


Dan Câmara disse ainda que não houve qualquer pedido do governador Eduardo Braga ou do candidato Enéas Gonçalves para o envio de tropas específicas para a sua segurança. "Não houve isso. Os PMs que foram a Parintins fazem parte do reforço que estamos fazendo em 26 municípios em todo o Estado", afirma. Segundo o coronel, 76 PMs foram enviados a Parintins para atuarem durante as eleições.


Enéas Gonçalves é o candidato apoiado por Eduardo Braga e, segundo pesquisas de intenção de votos, está atrás do candidato Bi Garcia (PSDB), apoiado pelo maior adversário político de Braga atualmente, o senador Arthur Virgílio Neto.




Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    A Polícia Federal investiga a formação de uma milícia composta por 15 policiais militares enviados a Parintins (a 370 quilômetros de Manaus) para, supos%>