UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

01/10/2008 - 11h57

Metade dos municípios do Amazonas terá reforço durante as eleições

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus

Já são 36 as cidades amazonenses que terão reforço de tropas federais durante as eleições. Nesta terça-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou pelo envio de forças de segurança para os municípios de Guajará, Japurá e Novo Aripuanã. Até o momento, o Amazonas é o terceiro Estado brasileiro que mais receberá reforço de tropas federais no dia 5 de outubro. Pará, com 107 cidades e Rio Grande do Norte com 94, estão na frente.


Apesar das autorizações dadas pelo TSE, as Forças Armadas já informaram que não poderão atuar em todas as cidades que pediram reforço. Para amenizar o problema, a Polícia Militar informou que vai aumentar o seu contingente em 27 municípios do interior no dia da eleição.


O número de cidades amazonenses que terão reforço durante as eleições ainda pode crescer. Ao todo, dos 62 municípios do Estado, 57 pediram a presença de forças federais para garantir a segurança no dia 5 de outubro. O TSE tem até o dia 3 de outubro para julgar os pedidos que ainda estão pendentes. Até mesmo a capital, Manaus, que concentra o maior efetivo de PMs do Estado, receberá militares do Exército durante o pleito.


De acordo com o presidente do TRE - AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), desembargador Ari Moutinho, o envio de tropas vai dar mais segurança aos eleitores. "Queremos dar mais tranqüilidade ao eleitorado e garantir que não haverá abuso de poder econômico nem a famosa campanha de boca de urna", diz.


Ainda de acordo com Moutinho, os municípios amazonenses que mais apresentam histórico de instabilidade durante as eleições são Boca do Acre, Coari, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Novo Aripuanã, Fonte Boa e Tabatinga.





Ao todo, 16 Estados pediram reforço ao TSE.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Já são 36 as cidades amazonenses que terão reforço de tropas federais durante as eleições. Nesta terça-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) v%>