UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

25/09/2008 - 15h45

Formulário de justificativa eleitoral, para quem não for votar, já está online

Da Redação
Eleitores que em 5 de outubro estiverem fora da cidade onde votam precisam apresentar justificativa eleitoral aos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais). O formulário já está disponível para download.

O formulário pode ser entregue, no dia das eleições, em seção eleitoral de cidade que não seja a do eleitor. Uma pessoa que tenha título para votar em São Paulo e estiver no Rio de Janeiro, por exemplo, pode procurar algum local de votação para entregar o papel.

A assinatura deve ser feita na presença do mesário. Os campos devem ser preenchidos a caneta.

A justificativa é gratuita e exige apresentação de título de eleitor ou documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, passaporte ou certificado de reservista).

Quem não entregar a justificativa em 5 de outubro terá até 60 dias para apresentá-la no cartório eleitoral onde está inscrito, ou poderá enviá-la por correio ao cartório da zona eleitoral em que está inscrito. Os endereços podem ser encontrados no site do TRE regional.

A justificativa vale apenas para o primeiro turno. No segundo, será necessário votar ou justificar novamente - não há limites de justificativas.

Brasileiros no exterior
Brasileiros que morem - tenham título transferido - para o exterior votam apenas para eleições presidenciais, e não precisam votar neste ano.

Quem tem título eleitoral no Brasil e estiver viajando fora do Brasil terá 60 dias, depois do retorno, para entregar justificativa de ausência no cartório eleitoral.

Eleitores que perderem o prazo de justificativa eleitoral serão submetidos a multa para regularizar a situação. Quem se mantiver irregular pode ter problemas para inscrever-se em concurso público, tirar passaporte, fazer matrícula em escola pública, entre outras restrições.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host