UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

24/09/2008 - 20h38

Arthur Virgílio exibe dossiê com denúncia contra Braga

Da Redação

O senador Arthur Virgílio Neto (PSDB) vai se encontrar nesta quarta-feira (24) com o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, para entregar documentos e um DVD que denunciam a existência de um suposto esquema de corrupção comandando pelo governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB).


Na noite desta terça-feira, o governador Eduardo Braga denunciou o que chamou de plano para desestabilizar a candidatura de seu vice, Omar Aziz (PMN), à Prefeitura de Manaus. Segundo ele, o material apresentava denúncias "caluniosas e levianas" contra sua administração e sua família.


Na manhã desta quarta, Arthur Virgilío exibiu o material na Câmara Municipal de Manaus. O tucano embarcou na tarde desta quarta-feira para Brasília acompanhado da arquiteta Renata Barros, esposa (em processo de separação) do empresário Rosinei Barros, que, segundo ela, é sócio do governador Eduardo Braga em um esquema de distribuição de combustível para órgãos públicos do Estado e em outras transações. Rosinei é um dos maiores empresários do setor no norte do país.


Em um dos trechos do vídeo, Renata narra um episódio em que Braga teria espancado sua esposa, Sandra Braga, obrigando-a a fazer uma cirurgia plástica fora do Amazonas "para evitar um escândalo". Além disso, numa gravação com mais de 20 minutos de duração, Renata Barros, dizendo-se amedrontada pelas ameaças do marido, apresenta documentos de transações financeiras entre seu marido e pessoas, que segundo ela, são "laranjas" do governador Braga. A gravação teria sido feita para garantir sua segurança.


Sociedade

De acordo com Renata, Braga e Rosinei Barros, eram "sócios" em um esquema de fraude nas licitações de combustíveis feitas pelo governo do Estado. Renata diz que, pelo esquema, Rosinei vencia todas as licitações do setor e distribuía o produto a preços superfaturados. A diferença entre o preço de mercado e o valor pago pelo Estado, segundo

Renata, era dividido entre Braga e o empresário.


Além das acusações envolvendo supostas negociatas, Renata Barros afirma que Eduardo Braga havia ameaçado de morte o vice-presidente do jornal "Diário do Amazonas", Francisco Cirilo Anunciação Neto. Em julho deste ano, a sede do jornal foi atingida por 11 disparos de arma de fogo, mas ninguém saiu ferido.


Em nota enviada pelo advogado de Renata Barros, Dionísio Paixão, a arquiteta procurou o senador Arthur Virgílio e lhe entregou o material com as denúncias em troca de proteção para ela e sua filha, de dois anos de idade.


"A partir de agora, esta senhora está sob minha proteção, mas se alguma coisa acontecer a ela, será responsabilidade de Eduardo Braga", afirmou o senador.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    O senador Arthur Virgílio Neto (PSDB) vai se encontrar nesta quarta-feira (24) com o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, para entr%>