UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

23/09/2008 - 16h14

PF investiga candidatos por suposta compra de votos em Manaus

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus

Três candidatos a vereador de Manaus estão sendo investigados por suposta compra de votos. Na manhã desta terça-feira (23), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra os vereadores Francisco Gomes - conhecido como Dr. Gomes - (PMN), e José Irailton Guimarães Sena (PT do B), que buscam a reeleição.


No final da manhã, foi a vez da coordenação de fiscalização da propaganda eleitoral flagrar uma kombi e um caminhão do candidato a vereador Joaquim Lucena (PSB), que estariam distribuindo tábuas de madeira e enxovais para bebês. Lucena foi secretário municipal de agricultura até abril deste ano. Os três casos estão sob investigação da PF.


A operação contra Francisco Gomes e Irailton Sena mobilizou 20 agentes. Eles vasculharam comitês e clínicas médicas. A PF não divulgou, até o final da tarde desta terça-feira, o relatório sobre o que foi apreendido e nem revelou detalhes dos inquéritos.


Entretanto, fontes ligadas às investigações informaram que o esquema de compra de votos dos dois candidatos funcionaria da seguinte maneira: eleitores que procuravam os comitês eram enviados a clínicas médicas ou odontológicas onde recebiam tratamento ou promessas em troca de votos.


O flagrante ao candidato Joaquim Lucena ocorreu por volta das 11h, no bairro Cidade Nova 2, zona norte de Manaus. De acordo com o coordenador da fiscalização do TRE-AM, Fued Cavalcante, uma denúncia anônima informou a Justiça Eleitoral sobre um caminhão e uma kombi que estavam distribuindo material para eleitores.


Uma equipe foi ao local e encontrou o caminhão com resíduos de madeira e uma kombi adesivada com dois enxovais para crianças. Dez cabos eleitorais de Joaquim Lucena foram encontrados no local e levados à sede da PF para prestarem depoimento.


De acordo com a juíza do pleito, Maria Eunice Torres, se a PF constatar que os candidatos estavam "comprando" votos, eles podem ter os mandatos cassados caso sejam eleitos. "É bom deixar claro que eles terão todo o direito à defesa. A Polícia Federal ainda está investigando, mas se houver indícios de que houve compra de votos, eles poderão ser processados e cassados", afirmou a juíza.


A reportagem do UOL tentou entrar em contato telefônico com os três candidatos, mas nenhum deles atendeu às ligações.


Fundações

Nas eleições de 2006, um caso semelhante também foi investigado pela Polícia Federal. O deputado estadual Nelson Azedo (PMDB) e seu filho, o vereador Nelson Amazonas (PMDB) foram flagrados em uma gravação pedindo votos em troca de serviços odontológicos prestados pela Fundação Prodente, presidida pela dupla. O caso não foi adiante porque o DVD com as imagens "desapareceu" dos arquivos do TRE-AM.


Dr. Gomes também preside uma fundação semelhante à Prodente. Trata-se da Fundação PRovida, que recebeu R$ 1,7 milhão do governo do Amazonas neste ano.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Três candidatos a vereador de Manaus estão sendo investigados por suposta compra de votos. Na manhã desta terça-feira (23), a Polícia Federal cumpriu ma%>