UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

19/09/2008 - 21h21

Candidatos "derramam" material irregular na reta final da campanha, diz TRE-AM

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
Em Manaus, os candidatos deixaram para "derramar" material de campanha irregular na reta final da campanha eleitoral. A afirmação é do coordenador de fiscalização de propaganda irregular do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), Fued Cavalcante. Ele diz que nas últimas duas semanas, o número de apreensões de material fora dos padrões exigidos pela legislação aumentou 60%.

Fued afirma que, nos primeiros 40 dias do período eleitoral, a quantidade de apreensões estava abaixo da média dos pleitos anteriores. A justificativa encontrada por ele era de que a legislação eleitoral teria ficado mais restritiva neste ano e isso teria feito com que alguns candidatos estivessem mais precavidos.

Mas, de acordo com o coordenador, a situação piorou a pouco mais de duas semanas das eleições. "Nos últimos dias a coisa ficou difícil. Houve um incremento de pelo menos 60% nas apreensões. O pessoal deixou para soltar material de campanha no final do pleito", explica o coordenador.

O ritmo de apreensões ficou tão intenso, diz Cavalcante, que já não há mais espaço para guardar o material recolhido. "O nosso galpão não suporta mais o material", diz. Até ontem, mais de quatro toneladas de placas, faixas e outros materiais de campanha foram apreendidos pela Justiça Eleitoral.

O material apreendido deverá ser revertido para instituições de caridade que possam aproveitar a madeira e outras matérias-prima utilizadas.

Segundo o órgão, nos primeiros dois meses de propaganda eleitoral foram aplicados R$ 234 mil em multas. A campeã das multas foi a "Rede Boas Novas", uma emissora de televisão ligada à Igreja Assembléia do Reino de Deus.

Blitz

Diante do aumento no número de apreensões, o TRE-AM resolveu inovar. Neste sábado (20), os juízes da propaganda eleitoral vão trocar os gabinetes pelas ruas e irão participar de uma blitz em vários bairros da cidade.

Segundo a coordenação de fiscalização da propaganda eleitoral, será a primeira vez neste ano que os juízes Carlos Queiroz e Gildo Carvalho irão participar de uma operação desse tipo.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host