UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

18/09/2008 - 13h56

Após ataques a Braga, Praciano diz que não muda tom de campanha

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus

O candidato à prefeitura de Manaus, Francisco Praciano (PT), criticou as executivas municipal e estadual do PT que, nesta sexta-feira (19), deverão lhe pedir que deixe de atacar o governador Eduardo Braga (PMDB), principal cabo político de seu adversário à prefeitura, o candidato Omar Aziz (PMN). "Não vou mudar o tom da minha campanha. Ninguém vai pautar os meus discursos", disse o candidato.


A decisão das executivas do PT foi tomada nesta quarta, depois de mais de três horas de reunião. O encontrou foi resultado da polêmica criada no início da semana pelo governador Eduardo Braga, que criticou os petistas que fazem parte de seu governo pelos ataques feitos por Praciano durante o último debate transmitido pela TV Bandeirantes, no dia 11 de setembro. O candidato acusa o governo estadual de corrupto.


De acordo com o presidente estadual do PT, Sinésio Campos, o partido não pretende "amordaçar" Praciano, mas apenas orientá-lo. "É uma orientação para redirecionar nossa estratégia. Não tem sentido ele ficar fazendo acusações contra o governo. Ele tem é que apresentar as propostas para a cidade", afirma Sinésio, que é deputado estadual e líder do governo na Assembléia Legislativa.


O presidente municipal da legenda, Valdemir Santana, diz que confia na disciplina de Praciano para acatar as decisões da executiva. "Ele não é maior que o PT. O Praciano sempre foi muito disciplinado e não creio que teremos problemas", afirma.


Em contraponto às declarações de Santana, Praciano se mostra decidido. "Não negocio ética e a luta pela ética sempre foi uma das diretrizes deste partido e da minha vida política. Além disso, o governador Eduardo Braga deveria estar mais preocupado com a candidatura do Omar Aziz do que com a minha", afirma o petista.



PT pressiona

O presidente municipal do PT prega que um pouco mais de moderação ao candidato evitaria constrangimentos num eventual segundo turno. "Como é que ele vai ficar criticando os caras e depois, no segundo turno, vai lá pedir o apoio deles? Não faria sentido", diz o parlamentar.


O deputado estadual Sinésio Campos concorda e garante que já existe um entendimento entre o PT e o governador Eduardo Braga para o segundo turno. "Se nós formos para o segundo turno, o governador vai nos apoiar. Se for o Omar, nós iremos apoiá-lo também. O nosso adversário hoje é o Amazonino Mendes. É ele que não pode vencer as eleições", declarou o parlamentar.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    O candidato à prefeitura de Manaus, Francisco Praciano (PT), criticou as executivas municipal e estadual do PT que, nesta sexta-feira (19), deverão lhe %>