UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

17/09/2008 - 13h00

"Eleição" é tema da Parada Gay em Manaus

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
A política vai "invadir" a Parada Gay deste ano em Manaus. É o que prometem os organizadores do evento que será realizado no próximo dia 28 de setembro e deverá reunir aproximadamente 200 mil pessoas (em 2007 reuniu 150 mil pessoas). O tema da parada neste ano será: Ame, Viva e Vote Consciente. O evento será lançado nesta quarta-feira em um coquetel para convidados.

De acordo com a presidente da AAGLTT (Associação Amazonense de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais), Bruna La Close, a escolha do tema levou em conta o momento político brasileiro. "Estamos diante de uma eleição e não podemos deixar isso de lado. O nosso movimento nacional já havia dado essa indicação pra gente", afirma.

Serão 12 horas de parada com 10 trios elétricos e tendas com música eletrônica. Os participantes irão percorrer um trecho da avenida do Turismo e da Estrada da Ponta Negra, no bairro Ponta Negra, uma das áreas mais nobres da cidade.

Weydman Henriques, um dos coordenadores do evento, diz que apesar de o tema ser sério, a parada não vai perder sua alegria. "Não tem como. Vai ser uma grande festa, mas com um tema importante para a sociedade. O povo tem que se conscientizar sobre a importância de votar com sabedoria", diz Henriques.

Bruna La Close explica que o ano eleitoral trouxe, contudo, algumas dificuldades. Em anos anteriores, políticos ligados à causa gay eram chamados para participar do evento e discursar durante a parada, mas em função do período eleitoral, isso não deverá ocorrer. "Já enviamos uma solicitação ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para saber se nossos políticos companheiros podem participar do evento. Mesmo assim, convidamos todos os candidatos a prefeito e alguns outros políticos. Vamos ver no que dá."

A presidente da AAGLTT diz que um dos pontos mais importantes do evento será a chamada de abertura em que os discursos irão girar em torno das eleições. "Queremos que a comunidade gay e toda a sociedade entenda que o voto é muito importante. Nós, do movimento, temos de procurar votar em candidatos que tenham um histórico de lutas pela nossa causa. É isso que vamos buscar", explica.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host