UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

15/09/2008 - 21h08

TRE proíbe celulares nas seções do Amazonas

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
O TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) vai seguir a decisão adotada pelo tribunal do Rio de Janeiro e irá proibir a utilização de telefones celulares com câmeras digitais dentro das cabines de votação. A idéia é impedir que eleitores sejam obrigados a fotografar as telas das urnas eletrônicas para provar que votaram em determinado candidato.

A decisão de proibir os telefones celulares nas cabines de votação foi anunciada neste domingo (14) pelo presidente do TRE-AM, desembargador Ari Moutinho. Na última terça-feira, o presidente do TRE-RJ, desembargador Roberto Wider, havia anunciado a medida para impedir a intimidação de eleitores por candidatos ligados ao tráfico de drogas ou a grupos milicianos. No Rio, além de telefones celulares, câmeras digitais e filmadoras também estão proibidas.

A medida também acompanha uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A resolução 22.712/08 foi sacramentada na última sexta-feira (12), durante encontro de presidentes dos TREs, em São Luís, no Maranhão.

A juíza do pleito em Manaus, Maria Eunice Torres, elogiou a decisão tomada por Moutinho. "Embora a gente não tenha os mesmos problemas que o Rio de Janeiro, acho que essa decisão vai dar mais confiança ao eleitor contra o voto de cabresto, prática que eu recrimino sob qualquer forma", diz a magistrada.

Torres explicou que a proibição de celulares que tirem fotos ou filme vai evitar uma nova forma de "coronelismo". "Seria uma forma de coronelismo eletrônico. É isso que queremos combater. Acho que essa decisão é muito bem vinda e vai dar mais tranqüilidade ao eleitor", diz a juíza.

Apesar de a medida vigorar já nas eleições de 5 de outubro, ainda não foi definido de que forma as seções irão se preparar para receber os telefones celulares dos eleitores que forem ao local para votar.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host