UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

02/09/2008 - 18h12

TRE libera candidatura de Amazonino em Manaus

Da Redação
O TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) deferiu nesta terça-feira (2) o recurso movido pelos advogados do candidato Amazonino Mendes (PTB), cujo pedido de registro de candidatura havia sido negado pela juíza do pleito, Maria Eunice Torres. Amazonino teve quatro votos a favor e dois contra. Ainda cabe recurso da decisão.

Amazonino teve o pedido de registro de candidatura negado no dia 8 de agosto em resposta a representação movida pela coligação "União por Manaus", do candidato Omar Aziz (PMN). O argumento da acusação é de que o petebista devia R$ 6 mil em multas à Justiça Eleitoral no momento em que fez seu pedido de candidatura.

A defesa de Amazonino contra-argumentou afirmando que ele não havia sido intimado a pagar as multas e que o próprio TRE havia lhe dado uma certidão às vésperas do pedido de registro, informando que ele não tinha débitos junto à Justiça.

O julgamento de Amazonino começou na última segunda-feira (1º), mas foi adiado após o pedido de vista do processo feito pelo juiz Mário Augusto Marques após a relatora do caso, juíza Joana Meirelles, e o magistrado Elci Simões já terem se manifestado a favor do candidato.

Nesta terça, Mário Augusto iniciou o julgamento votando a favor de Amazonino. O juiz Francisco Maciel votou contra, seguido pelo juiz federal Agliberto Gomes. Coube à desembargadora Maria das Graças Figueiredo decidir o "placar". Ela se manifestou pelo deferimento do recurso e encerrou a votação: 4 a 2 a favor de Amazonino.

O advogado da coligação "União por Manaus", Délcio Santos, afirmou que irá recorrer ao TSE da decisão desta terça. "Eu acredito que os quatro magistrados que votaram pelo deferimento do recurso erraram. Tenho três dias para recorrer e faremos isso da melhor forma possível. Estou confiante na decisão do TSE", disse.

Daniel Nogueira, advogado de Amazonino, afirmou não temer o recurso ao TSE. "A Justiça foi restabelecida hoje. Não temos medo de recurso no TSE. A Justiça também será feita por lá", declarou o advogado.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host