UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

31/08/2008 - 19h14

Candidatura de Amazonino será julgada nesta segunda em Manaus

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
Todas as atenções do cenário político de Manaus vão se concentrar, nesta segunda-feira (1º), no terceiro andar do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas). É lá que será julgado o recurso dos advogados de Amazonino Mendes (PTB) que lutam para livrá-lo da impugnação de sua candidatura imposta pela juíza do pleito, Maria Eunice Torres, no início de agosto.

Amazonino é acusado pela coligação "União por Manaus", do candidato Omar Aziz (PMN), de não estar em dia com a Justiça Eleitoral no momento em que fez o pedido de registro de sua candidatura a prefeito. Amazonino Mendes estaria devendo aproximadamente R$ 6 mil em multas pela propaganda eleitoral de 2006, na disputa pelo governo do Estado.

O advogado de Amazonino Mendes, Daniel Nogueira, afirma que o candidato não foi informado sobre a existência dessas multas. "Quando nós fomos fazer o pedido de registro de candidatura, a Justiça Eleitoral nos deu uma certidão atestando que estávamos quites com ela. Não fomos intimados a pagar essa dívida", explica Daniel.

A missão do advogado se mostrou ainda mais difícil na última quarta-feira (27), quando o Ministério Público Eleitoral deu parecer desfavorável ao recurso movido pela defesa de Amazonino. Caso o recurso seja indeferido pelo TRE-AM, os advogados de Amazonino ainda podem recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Enquanto isso, ele permanece na disputa.

Clima



Entre os principais candidatos à prefeitura, o clima aparente é de desinteresse pelo julgamento de Amazonino. "Não tive interesse em saber sobre o assunto. Acho que a Justiça tem que ser feita, mas não me interei sobre esse problema", afirma o candidato petista Francisco Praciano.

Serafim Corrêa (PSB), que busca a reeleição, criticou a ação movida pela coligação de Omar Aziz. "Eu não acho que as eleições têm de ser decididas nesse tipo de detalhe. Nesse tipo de picuinha. Eu quero é a decisão do povo. É claro que a Justiça vai atuar e eu acredito nela, mas a decisão que eu espero é a das urnas", afirma Serafim.

O advogado da coligação de Omar Aziz, Délcio Santos, diz esperar que os magistrados do TRE-AM apliquem o mesmo princípio utilizado no julgamento de outros candidatos impugnados. "A Justiça, a jurisprudência e o bom senso me levam a crer que ele (Amazonino) deverá ser impugnado", diz.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host