UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/08/2008 - 20h40

Ex-governador Amazonino lidera com 48,5% das intenções de voto em Manaus

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
Nova rodada de pesquisas do Instituto Perspectiva, divulgada neste sábado (30), confirma a liderança do ex-governador Amazonino Mendes (PTB) na disputa pela Prefeitura de Manaus. Os dados publicados no jornal "Amazonas Em Tempo" mostram Amazonino com 48,5% das intenções de voto.

Ele oscilou 1,6 ponto percentual para baixo em relação à última pesquisa, realizada na primeira quinzena de agosto. No levantamento anterior, ele estava com 50,1%. Em segundo lugar na disputa, há um empate técnico entre Omar Aziz (PMN) com 17,3%, Francisco Praciano (PT) com 10,4%, e Serafim Corrêa (PSB) com 10,1%. A margem de erro da pesquisa é de 3,9 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o Perspectiva, o candidato Francisco Praciano (PT) foi o que mais cresceu neste mês: saiu de 5,9% para 10,4%. De acordo com a pesquisa, Praciano cresceu mais entre os homens na última quinzena. Sua estratégia durante o horário eleitoral gratuito tem sido associar sua imagem à do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Omar Aziz, que conta com o apoio explícito do governador Eduardo Braga e do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, consolidou-se na segunda colocação com 17,3%. Ele oscilou meio ponto percentual para cima em relação à pesquisa divulgada na primeira quinzena de agosto.

O atual prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, que tem o maior tempo no horário eleitoral gratuito, também teve uma discreta oscilação: 0,8 ponto percentual (de 9,3% para 10,1%).

Ricardo Bessa (PSOL) e Luiz Navarro (PCB) mantiveram-se empatados com 0,3% das intenções de voto.

Ainda de acordo com o Instituto Perspectiva, os crescimentos de Praciano, Omar Aziz e Serafim Corrêa ocorreram em razão dos 1,6 ponto percentual que Amazonino perdeu e da redução do número de eleitores indecisos. Na primeira quinzena de agosto, 13,8% dos eleitores ainda não sabiam em quem votar. Os dados divulgados nesta sábado revelam que esse percentual caiu para 10,1%.

A pesquisa foi registrada sob o número 006/2008 no TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas). Ao todo, 625 pessoas foram entrevistadas entre os dias 26 e 28 de agosto.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host