UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/08/2008 - 12h59

A pouco mais de um mês para as eleições, Assembléia Legislativa adere ao recesso branco

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
Seguindo a mesma linha da Câmara de Vereadores de Manaus, a Assembléia Legislativa do Amazonas inicia um "recesso branco" no dia 8 de setembro em razão das eleições municipais.

O motivo, segundo o presidente da Casa, deputado estadual Belarmino Lins (PMDB), seria a necessidade de os parlamentares "participarem do processo democrático". Esse será o segundo recesso a que os deputados estaduais amazonenses terão direito neste ano.

A decisão pelo "recesso branco" foi definida em uma reunião realizada na manhã de quinta-feira (28) com a presença de 15 dos 24 deputados da Assembléia. A paralisação vai de 8 de setembro a 6 de outubro, um dia depois da realização do primeiro turno. Ao todo, serão 28 dias sem trabalhar.

Ao contrário da Câmara de Manaus, onde 35 dos 37 parlamentares irão concorrer à reeleição, na Assembléia somente seis deputados irão disputar cargos na disputa eleitoral.

Um deles é o deputado Nelson Azedo (PMDB), que concorre à prefeitura do município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Luiz Castro (PPS) e Sabá Reis (PR) concorrem a vice-prefeito na capital do Amazonas. "Nós decidimos pelo recesso para evitar faltas durante o período de campanha", explica o deputado estadual Nelson Azedo.

Apesar de continuarem a receber seus salários de aproximadamente R$ 12 mil durante a paralisação da Casa, a decisão pelo recesso não foi unânime. O deputado estadual Liberman Moreno (PHS) se mostrou contrariado. "Eles são candidatos porque querem. Eles recebem salário igual a mim e têm as mesmas obrigações que eu", afirma o deputado.

Para tentar compensar os dias sem trabalho, os deputados amazonenses irão realizar sessões extras durante a próxima semana para adiantar a pauta de votações.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Câmara de Vereadores de Manaus, a Assembléi%>