UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

28/08/2008 - 16h46

Candidatos apostam em estratégias distintas para o horário eleitoral

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
A segunda semana do horário eleitoral gratuito em Manaus consolidou parte das estratégias que os quatro principais candidatos a prefeito da capital amazonense irão utilizar ao longo da campanha.

Amazonino Mendes (PTB) aposta na empatia de quem tem 58% das intenções de voto, segundo o Ibope. Serafim Corrêa (PSB), que luta pela reeleição, se apresenta como o administrador que enfrentou dívidas e a crise no abastecimento de água. Omar Aziz (PMN) "explora" a imagem de seus principais cabos eleitorais: o governador Eduardo Braga e o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Francisco Praciano (PT), mesmo sem o apoio explícito do governo federal, joga suas fichas na associação de sua imagem com a do presidente Lula.

No programa eleitoral gratuito exibido nesta quarta-feira (27), Amazonino Mendes voltou a mostrar obras realizadas durante seus três mandatos como governador do Estado e prometeu um "mutirão" de obras para os quatro primeiros meses de sua administração, caso assuma a prefeitura. As medidas são: operação tapa-buracos, limpeza das ruas, e criação de "unidades volantes de saúde" - ônibus com consultórios médicos e odontológicos.

O vice-governador e candidato à prefeitura, Omar Aziz, que segundo o Ibope tem 16% das intenções de voto, vem utilizando, em praticamente todos os seus programas, a imagem do governador Eduardo Braga. Na quarta, com um programa voltado para as propostas do candidato para a educação, Braga ressaltou a importância da "parceria" entre ele e Omar para que projetos já em andamento sejam ampliados.

Serafim Corrêa, que conta com 8% das intenções de voto de acordo com o Ibope, reforçou sua imagem de administrador e ressaltou que, ao assumir a prefeitura, teve de enfrentar uma dívida de R$ 54 milhões. O slogan "Serafim arrumou a prefeitura pra cuidar da gente" foi amplamente divulgado e parece ser a imagem que o candidato pretende passar ao público na fase inicial da campanha.

O programa de Francisco Praciano, com 6% das intenções de voto segundo o Ibope, tenta associar, a todo o momento, sua imagem com a do presidente Lula, tanto do ponto de vista do discurso quanto graficamente. "Minha missão é aprovar os projetos do companheiro Lula. Não há nada visível que aconteça no Amazonas ou em Manaus que não tenha a presença firme e clara do presidente Lula. Uma prefeitura do PT certamente vai aumentar isso", afirmou Praciano em seu programa veiculado nesta quarta-feira.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host