UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

28/08/2008 - 15h26

Boneco virtual tira tempo de candidato em Manaus

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
As acrobacias de um boneco virtual representando o prefeito de Manaus e candidato à reeleição, Serafim Corrêa (PSB), foram punidas com a perda de 1 minuto e três segundos no horário gratuito pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira (27).
  • Divulgação

    "Sarafinha", boneco de Corrêa (PSB)


    De acordo com o entendimento do juiz da propaganda eleitoral Gildo Carvalho, o boneco virtual que aparecia nas inserções em TV dos candidatos a vereador da coligação "Manaus para Todos" beneficiava o candidato Serafim Corrêa, e não os proporcionais.

    O "Sarafinha" - como o boneco é chamado - vem sendo utilizado nas campanhas de Serafim Corrêa desde 2004. No pleito deste ano, ele aparece no programa de TV do candidato a prefeito e dos candidatos a vereador.

    De acordo com os advogados das coligações "União por Manaus", do candidato Omar Aziz (PMN), e "Manaus, um futuro melhor", do candidato Amazonino Mendes (PTB), a utilização dos bonecos nas inserções da coligação proporcional fere o inciso 8º. do artigo nº. 28 da resolução 22.718/08.

    A legislação eleitoral não permite que os partidos e coligações incluam propaganda dos candidatos majoritários no horário destinado aos proporcionais. A utilização de animação no horário eleitoral não é proibida.

    O coordenador de marketing da campanha de Serafim Corrêa, Jefferson Coronel, explica que a utilização do "Sarafinha" no programa dos vereadores não tinha a intenção de angariar votos ao candidato majoritário. "Nossa intenção era apenas a de quebrar a monotonia que é comum nas propagandas para vereadores. Apenas isso. Mas se a Justiça eleitoral entendeu que não pode, não vamos polemizar", afirma.

    Coronel disse que irá acatar a decisão da Justiça sobre a utilização do "Sarafinha". Entretanto, deixou claro que o departamento jurídico da coligação irá avaliar a possibilidade de recorrer contra a perda do tempo no horário eleitoral gratuito. A coligação "Manaus para Todos" tem 48 horas para retirar o boneco do ar.

    Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host