UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/08/2008 - 21h35

Após sofrer risco de impugnação, PDT vai participar das eleições em Manaus

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
O PDT (Partido Democrático Trabalhista), que corria o risco de ficar fora das eleições municipais deste ano em Manaus, vai participar do pleito.

A participação do PDT estava ameaçada desde a decisão da juíza Maria Eunice Torres, que havia impugnado no final de julho aproximadamente 30 candidaturas do partido porque a legenda não tinha diretório municipal em Manaus.

Após recurso, o pleno do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) decidiu nesta terça-feira (5), por unanimidade, a favor do PDT.

A ação que pediu a impugnação das candidaturas do PDT partiu do Ministério Público Eleitoral. O argumento é que, sem diretório municipal, as convenções do partido não teriam validade, e conseqüentemente, as candidaturas eram inválidas.

De acordo com o vice-prefeito e candidato a vereador pelo PDT, Mário Frota, o estatuto do partido prevê que, caso não haja um diretório municipal, as convenções podem ser realizadas por uma comissão provisória.

"Isso era uma questão interna, mas entendo que a decisão tomada hoje foi acertada. Os nossos candidatos estavam 'puxando os cabelos', mas eu os acalmei. Agora, podemos ter mais tranqüilidade para fazer nossa campanha", afirma.

O procurador regional do Ministério Público Federal, André Lasmar, afirmou que o órgão não irá recorrer da decisão do pleno. "Nosso entendimento é de que a questão aqui não é a validade da convenção, mas a necessidade de os partidos se regularizem. A maioria dos partidos não têm diretório municipal", afirma.

Com a decisão, quem também fica mais tranqüilo é o prefeito Serafim Corrêa. O PDT é um dos principais partidos da coligação "Manaus para Todos". Caso a legenda ficasse de fora de pleito, a coligação, que tem o maior tempo no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão (9 minutos e 8 segundos), perderia aproximadamente dois minutos.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host