UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/08/2008 - 13h09

TV Cultura é multada por propaganda irregular em Manaus

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
A TV Cultura do Amazonas foi multada em R$ 21,2 mil pela Justiça Eleitoral por ter exibido entrevista com o governador Eduardo Braga (PMDB) em que ele supostamente criticou o ex-governador e candidato a prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB).

A multa, que tem caráter liminar, foi aplicada no último sábado (2). Nesta segunda-feira (4), o presidente da emissora, Álvaro Melo, afirmou que os advogados do órgão recorreram da decisão.

A representação contra a TV Cultura foi feita pela coligação "Manaus, um futuro melhor", do candidato Amazonino Mendes. No dia 23 de julho, o governador Eduardo Braga concedeu entrevista ao programa "Roda Viva Amazonas", em uma edição especial, para responder as críticas feitas por jornalistas na edição do dia anterior, em que o entrevistado foi o vice-governador e candidato a prefeito Omar Aziz (PMN).

De acordo com a representação, Braga teria feito "propaganda eleitoral negativa" contra Amazonino.

Em sua decisão, o juiz eleitoral Gildo Carvalho, que analisou as gravações da entrevista, alega que a TV Cultura "ofendeu gravemente" a Lei das Eleições porque difundiu opinião desfavorável ao candidato.

Essa é a segunda decisão contra a TV Cultura em uma semana. A primeira havia sido uma advertência para que a entrevista com Braga não fosse veiculada novamente.

Álvaro Melo afirma que a TV Cultura não teve intenção de difundir propaganda desfavorável a nenhum candidato e que o recurso interposto no domingo (3) vai tentar convencer os integrantes do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) de que não houve má-fé.

A partir do recurso, o caso deverá ser julgado pelo pleno do TRE-AM, mas ainda não há data prevista para o julgamento.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host