UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

04/08/2008 - 09h59

Em Manaus, candidatos questionam resultado da pesquisa

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
Quatro candidatos a prefeito de Manaus criticaram o resultado da pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Perspectiva Tecnologia da Informação divulgada no domingo (3). A pesquisa mostrou crescimento do percentual de Amazonino Mendes (PTB) de 49,9% para 50,2%, suficiente para que ele vencesse o pleito ainda no primeiro turno. Entre os candidatos à Prefeitura de Manaus, apenas Amazonino e Omar Aziz (PMN) admitem como verdadeiros os resultados da pesquisa.

Luiz Navarro (PCB), Francisco Praciano (PT) e Ricardo Bessa (PSOL) dizem não confiar nos resultados aferidos pela pesquisa. "Não acredito nessas pesquisas, tenho outra que o PT encomendou e que tem um resultado diferente dessa. A nossa rejeição quase não existe e percebo que estamos crescendo nessa campanha a cada caminhada e a cada aperto de mão", diz Praciano, com 6,1% das intenções de voto na pesquisa do Perspectiva.

Para Luiz Navarro, que aparece com 0%, a imprensa estaria tentando polarizar a disputa entre Omar e Amazonino. "Estão querendo antecipar as eleições. Nós não vamos mudar nossa campanha por causa disso", afirma o comunista.

Ricardo Bessa, que aparece com 0,3%, também diz não se importar com o resultado das pesquisas. "O que eu quero é despertar o voto consciente. Se nós conseguirmos isso, já me darei por satisfeito. Além do mais, pesquisa não ganha eleição", dispara.

Candidato à reeleição, o prefeito Serafim Corrêa (PSB), que aparece com 9% das intenções de voto, preferiu não comentar o resultado. Limitou-se a dizer que pesquisas internas elaboradas pelo seu comitê de campanha apontam outros resultados.

Satisfeitos

Enquanto candidatos criticam a pesquisa, Omar Aziz comemora. Ele viu seu índice subir de 13% para 15,8%. Em nota, o candidato disse que "como a própria pesquisa aponta, sua candidatura apresenta uma tendência importante de crescimento que pode ser creditada à boa aceitação de suas propostas".

Amazonino Mendes diz não ter sido influenciado pela divulgação de sua virtual vitória no primeiro turno. "O resultado está dentro da margem de erro. Não tem nada ganho. A campanha mal começou", diz o candidato.

O proprietário do instituto Perspectiva, Durango Duarte, disse ser natural que candidatos piores colocados nas pesquisas desqualifiquem o seu resultado. "Isso é normal. Faz parte do jogo. O fato é que, nos últimos anos, nós temos acertado todos resultados significativos em Manaus. Ficaria feliz se os candidatos que criticam a nossas pesquisas divulgassem as suas", afirma.

Ao todo, 625 pessoas foram entrevistadas entre os dias 29 e 31 de julho, em todas as zonas da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host