UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

01/08/2008 - 09h17

1º debate na TV é marcado pela ausência de Amazonino

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
Os cinco candidatos que participaram do debate promovido pela TV Bandeirantes em Manaus, nessa quinta-feira (31), criticaram a ausência do ex-governador e candidato a prefeito Amazonino Mendes (PTB). O candidato enviou uma carta à produção da Band Amazonas informando que não poderia ir ao debate por conta de compromissos políticos e por não concordar com as regras do programa.

Para o candidato Omar Aziz (PMN), a ausência de Amazonino foi um desrespeito ao eleitor. "Aqueles que respeitam a população e respeitam o eleitor comparecem ao debate. Aqueles que não respeitam, não comparecem", disse Aziz.

Francisco Praciano (PT) foi mais longe. "Eu sou indiferente a isso. Eu nem me lembrei de Amazonino", afirmou o candidato, logo após o debate. O petista ressaltou que apesar de o debate ser um espaço democrático, o tempo concedido para cada resposta foi muito pequeno. "Não dá pra gente explicar detalhadamente nossas propostas. Mesmo assim, acho que foi uma bela iniciativa", analisou.

Serafim Corrêa (PSB) acredita que Amazonino poderá se prejudicar por não ter comparecido ao debate de ontem. "O eleitor, quando vê que um candidato não comparece ao debate, diz... "bem... se este candidato não está indo ao debate, ele não tem o que expor. Não tem o que mostrar", disse.

Ricardo Bessa (PSOL) comemorou a iniciativa do debate, mas lamentou o episódio em que foi chamado de covarde por Omar Aziz. "Acho que foi salutar, mas nós tivemos alguns incidentes. Eu fiz uma pergunta normal. Não ofendi e ele acabou me atacando e me chamando de covarde", disse o socialista.

Luiz Navarro (PCB) disse que o debate permite a exposição de propostas. "Esse espaço possibilita o candidato a discorrer sobre suas propostas ao chegar à prefeitura. Quem está no poder diz que está tudo bonitinho, mas não é isso o que acontece", enfatizou o comunista.

De acordo com o diretor da Band Amazonas, Cláudio Bianchini, o debate de ontem foi bem-sucedido. "Fizemos um belo programa e os candidatos que compareceram tiveram a oportunidade de apresentarem suas propostas e suas idéias. É claro que o comparecimento de todos é bom para o eleitor", afirmou.

Apesar da ausência de Amazonino ao debate da Band, sua assessoria de imprensa informou que ele poderá comparecer a outros programas do gênero no decorrer da campanha eleitoral.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host