UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

01/08/2008 - 01h53

Ataques entre candidatos marcam debate em Manaus

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
O tom da campanha eleitoral começa a ser delineado em Manaus. Nos quase 90 minutos do debate realizado pela TV Bandeirantes, poucas propostas e muitos ataques. Omar Aziz (PMN) e Serafim Corrêa (PSB) foram os dois alvos principais das investidas de Francisco Praciano (PT), Ricardo Bessa (PSOL) e Luiz Navarro (PCB). Amazonino Mendes (PTB), que lidera as pesquisas de intenção de voto mais recentes não participou do debate.

Os momentos mais marcantes do debate foram protagonizados por Omar Aziz. Vice-governador, ele defendeu diversas vezes a administração do governador Eduardo Braga (PMDB), acusada de corrupção no pagamento de obras "fantasmas" na região do Alto Solimões. Visivelmente nervoso, Aziz interrompeu o programa diversas vezes ao pedir direito de resposta às acusações feitas a Braga.

No segundo bloco, Aziz foi evasivo ao responder à acusação feita por Francisco Praciano de que ele teria articulado junto à Assembléia Legislativa a aprovação de aposentadoria vitalícia para vice-governadores. "Isso não é verdade.Você falta com a verdade. Isso é coisa sua. Da sua cabeça", respondeu.

No terceiro bloco, uma pergunta aparentemente inocente levou Aziz a ofender o candidato Ricardo Bessa de "covarde". "A nossa cidade, a exemplo das grandes capitais, apresenta altos índices de violência, vitimando, principalmente, crianças e adolescentes através das drogas, da prostituição e pedofilia? Pergunta: qual a sua proposta para este setor", indagou o candidato do Psol.

Demonstrando desconforto, Omar Aziz disparou. "Você não teve coragem para fazer a pergunta. Isso é digno de um covarde. A verdade é que você queria me perguntar se eu estive envolvido em prostituição infantil. Não. Você pode ficar tranqüilo que isso não aconteceu", respondeu Aziz referindo-se à CPI da Prostituição Infantil que investigou a suposta participação do candidato em uma rede de exploração de garotas de programa menores de idade. Após as investigações, seu nome foi retirado do relatório final da CPI.

Serafim, por sua vez, foi criticado pelo atraso na conclusão de obras públicas e por não ter ampliado programas implantados em gestões anteriores como o Programa Saúde da Família.

Outro ponto polêmico foi a situação do abastecimento de água na cidade. No quarto bloco, Luiz Navarro questionou a repactuação do contrato entre a concessionária Águas do Amazonas e a prefeitura. "A repactuação era o único caminho possível", esquivou-se.

Propostas

No âmbito das propostas, Omar Aziz prometeu criar um instituto médico voltado para a mulher e a construção de 20 mil casas populares em quatro anos. Parte dessas casas seriam direcionadas a jovens recém-casados. Aziz também falou sobre a meta de ampliar o Programa Saúde da Família das atuais 180 para 325 equipes, além de incorporar o atendimento odontológico a cada uma.

Uma das propostas que mais chamaram a atenção foi a do candidato Luiz Navarro para desafogar o trânsito no Centro da Cidade. Ele prevê a adoção de um complexo modal hidroviário que utilizaria o rio Negro como alternativa às principais artérias da cidade.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host