UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

31/07/2008 - 14h57

Novo prefeito de Manaus será obrigado a cumprir promessas de campanha

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
A Câmara de Vereadores de Manaus (AM) aprovou uma emenda à Lei Orgânica do Município que obrigará o novo prefeito a cumprir as promessas feitas durante a campanha. De acordo com o projeto aprovado por unanimidade, o novo prefeito terá 90 dias após a posse para apresentar um plano de metas, que deverá explicar de que forma vai cumprir o que prometeu durante a campanha eleitoral.

Depois de apresentar o plano de metas, o prefeito será avaliado a cada seis meses. "Se o prefeito não estiver cumprindo o que prometeu durante a campanha, a Câmara poderá iniciar o processo de cassação dele", diz o presidente do legislativo municipal, Leonel Feitoza (PMDB), autor da proposta.

Feitoza diz que o projeto vai ajudar a disciplinar as campanhas eleitorais deste ano em Manaus. "O nosso eleitorado já viu muita coisa. Quem não se lembra do metrô de superfície? Quem não se lembra do 'Nova Veneza'? Tudo isso foi prometido ao povo em época de eleição e nada saiu do papel. É por isso que o povo não acredita em político", diz Leonel.

Os candidatos a prefeito de Manaus se manifestaram sobre a nova lei. Francisco Praciano (PT), por meio de sua assessoria, diz aprovar o texto e afirma que já havia pensado em apresentar seu próprio plano de metas, caso assuma a prefeitura em janeiro de 2009.

Amazonino Mendes (PTB) também elogiou a iniciativa e afirmou que não teria problema algum em cumprir o que a emenda determina. Ricardo Bessa (PSOL) disse que seu plano de metas já está pronto há um mês e que, se eleito, vai apresentá-lo à Câmara.

Luiz Navarro (PCB) também se mostrou favorável à proposta. Serafim Corrêa (PSB), que concorre pela reeleição, disse que a medida aprovada "por ser radical, vai obrigar os candidatos a elaborarem propostas realistas". O candidato Omar Aziz (PMN) foi procurado por meio de sua assessoria de imprensa, mas até o encerramento desta reportagem, ainda não havia se manifestado sobre o assunto.

A emenda aprovada nessa quarta-feira (30) em Manaus é semelhante à aprovada em fevereiro pela Câmara Municipal de São Paulo. A proposta paulistana, no entanto, não prevê que o plano de metas apresentando pelo prefeito siga as promessas feitas durante a campanha eleitoral, e também não indica a possibilidade de cassação.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host