UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

28/07/2008 - 15h31

Omar Aziz entra na "lista suja" da AMB em Manaus

Da Redação
O vice-governador e candidato à Prefeitura de Manaus, Omar Aziz (PMN), foi incluído neste final de semana na "lista suja" da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A lista do órgão relaciona todos os candidatos a prefeito e vice-prefeitos do Brasil que respondam a ações penais por improbidade administrativa ou crimes eleitorais. De acordo com a lista da AMB, Aziz responde a uma ação penal por improbidade administrativa no TRF (Tribunal Regional Federal) da 1º. Região.

O processo citado na lista da AMB é o de nº 2001.32. 00013.702-1. Ele se refere a supostas irregularidades ocorridas na construção do conjunto habitacional Amazonino Mendes II. A obra foi executada com verbas do governo federal.

De acordo com a assessoria de comunicação da AMB, durante a primeira análise feita pela entidade, o nome de Omar Aziz não foi localizado. Entretanto, após uma segunda checagem, a AMB localizou o processo citado e, mediante consultas nos dados do Tribunal Regional Federal da 1º. Região, constatou que Omar era réu no processo.

Diante das críticas feitas pela assessoria jurídica da coligação "União por Manaus", a AMB informou que já solicitou mais informações sobre o processo ao TRF1 e que, caso ele tenha sido realmente excluído da ação, seu nome poderá ser retirado. Desde sua publicação, nenhum nome foi retirado da "lista suja" da AMB.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa de Omar Aziz afirma que o candidato foi excluído do processo citado pela entidade e lamenta que "a Associação dos Magistrados Brasileiros tenha incluído o nome de seu candidato sem apurar a veracidade das informações divulgadas".

A nota enviada neste domingo (27) diz ainda que a assessoria jurídica da coligação "União Por Manaus" vai solicitar a imediata retirada do nome de Omar Aziz da "lista suja" da AMB e qualificou a citação do candidato como "inverídica e irresponsável".

A assessoria de imprensa da AMB respondeu às críticas feitas pela coligação "União por Manaus" argumentando que o processo citado na lista foi enviado pelo Tribunal Regional Federal da 1º. Região e que até o momento não recebeu nenhum pedido para retirar o nome de Omar Aziz da relação.

Com a inclusão do nome de Omar Aziz, o Amazonas passa a ter dois nomes na "lista suja" da AMB. O primeiro foi o do ex-governador e candidato à prefeitura de Manaus Amazonino Mendes (PTB), que responde a um processo por crime contra a Lei de Licitações.

De acordo com a assessoria de imprensa de Amazonino, o processo a que se refere a AMB foi alvo de um habeas corpus para trancá-lo. Entretanto, segundo a AMB, até o momento a decisão de trancamento do processo ainda não foi publicada.

Além da inclusão de seu nome na lista da AMB, Omar Aziz também enfrenta um pedido de impugnação de sua candidatura junto ao TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), movido pelo Ministério Público Eleitoral.

Neste caso, trata-se de um processo por improbidade administrativa que tramita na Justiça Estadual e refere-se ao período em que Aziz era vice-prefeito do atual ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

O TRE-AM tem até o dia 16 de agosto para julgar o pedido de impugnação contra Omar Aziz.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host