UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/07/2008 - 17h17

Candidatos índios disputam eleições em municípios do Amazonas

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
  • Gilliard Henrique

    Os índios Pedro Tariano (PT) e André Baniwa (PV) disputam prefeitura de São Gabriel da Cachoeira


    Em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), município com a maior população indígena do Brasil (95,4% da população segundo o IBGE), dois índios estão prestes a fazer história. Pedro Garcia Tariano (PT), 47, e André Fernando Baniwa (PV), 37, são candidatos a prefeito e vice no município. Se vencerem, será a primeira vez no Amazonas que um município será controlado por indígenas.

    São Gabriel da Cachoeira, com pouco mais de 39 mil habitantes e 21 mil eleitores, está localizado no extremo Oeste do Brasil, na fronteira com a Colômbia. São aproximadamente 24 etnias diferentes nos 109 mil quilômetros quadrados, área 71 vezes maior que a cidade de São Paulo.

    Pedro Garcia é da etnia Tariano e já foi presidente, na década de 90, da Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), uma das mais poderosas entidades indígenas do Brasil. André Baniwa atualmente é vice-presidente da organização.

    Pedro já concorreu à prefeitura de São Gabriel da Cachoeira em 2004, mas perdeu. Agora, tenta vencer as eleições em chapa "puro sangue". André Baniwa diz que a candidatura dos dois não existe apenas como fator simbólico. Ele afirma que estão concorrendo para ganhar.

    "Nós temos chances porque temos um histórico de lutas sociais junto aos nossos parentes (termo pelo qual os indígenas chamam uns aos outros). As pessoas conhecem os nossos trabalhos", afirma Baniwa.

    Além de São Gabriel da Cachoeira, o município de Barreirinha, no Rio Amazonas, também terá um candidato a prefeito e em pelo menos três municípios do Alto Solimões haverá mulheres ticuna (a etnia mais populosa da Amazônia) concorrendo ao cargo de vice-prefeitas.

    Campanha

    Para atrair os votos, os candidatos terão que utilizar aviões, caminhões e "voadeiras", pequenas canoas de alumínio movidas a motor de popa. Para chegar a algumas comunidades, leva-se até dois dias de viagem pelo Rio Negro. Além de vencer as distâncias, os candidatos terão que vencer as barreiras do idioma. Em algumas aldeias, intérpretes serão utilizados.

    De acordo com Baniwa, saúde preventiva e educação serão as prioridades do futuro governo, caso seja eleito. "Nós temos alguns dos maiores índices de tuberculose do Estado. Isso não pode acontecer. Queremos implantar aqui uma escola profissionalizante porque o índio sai da aldeia e vem para a cidade para completar os estudos e quando termina o ensino médio não tem mais o que fazer", afirma.

    Cleber Caripuna, secretário executivo da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), afirma que a candidatura de Pedro Tariano e André Baniwa é o resultado de uma série de vitórias do movimento indígena em todo o Brasil.

    "Elegemos deputados e vereadores, mas agora queremos mais. Nossas lideranças e estão preparadas para comandar seus municípios. Não estamos mais nas eleições como figura decorativa", analisa.

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host