UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

25/07/2008 - 16h42

Candidato a prefeito faz campanha da prisão

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
O candidato à Prefeitura de Coari (a 325 quilômetros de Manaus) Rodrigo Alves (PP) começou o período eleitoral dentro de uma penitenciária. Alves, que é vice-prefeito de Coari, foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Vorax II, que desbaratou uma quadrilha que desviava recursos públicos por meio de licitações fraudulentas. Alves está detido no Instituto Prisional Antônio Trindade (IPAT), em Manaus, e tem o apoio do atual prefeito do município, Adail Pinheiro, apontado pela Polícia Federal como o chefe da quadrilha. Os desvios seriam da ordem de R$ 25 milhões, segundo a PF.

Alves foi preso no dia 8 de julho por agentes da Polícia Federal em Coari. Enviado a Manaus, ficou detido por 16 dias na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, mas foi transferido para o IPAT depois que o Ministério Público Federal (MPF) constatou que ele e outros seis presos da Vorax II estariam recebendo tratamento diferenciado dos demais presos. De acordo com decisão proferida pelo juiz federal Ricardo Augusto de Salles, Alves tinha direito a almoço comprado em restaurantes e jantar "regado a coca-cola e pizza".

Segundo o procurador regional do Ministério Público Federal, André Lasmar, Rodrigo Alves poderá concorrer normalmente à Prefeitura de Coari mesmo estando preso. "Em tese, ele concorre sem problemas. Como não há nenhuma decisão julgada contra ele até o momento, o seu pedido de candidatura ainda não pôde ser impugnado", afirma o procurador.

Entretanto, ressalta Lasmar, Alves ainda terá de enfrentar um pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral ao TRE-AM. O pedido foi feito no dia 15 de julho, uma semana depois de Alves ter sido preso pela PF baseado nos processos criminais contra o candidato.

A reportagem do UOL entrou em contato com a assessoria de comunicação de Rodrigo Alves, mas até a conclusão desta reportagem não houve retorno. A empresa Press Comunicação, que fazia a assessoria de imprensa da prefeitura de Coari, informou que seu contrato foi encerrado neste mês e que não houve renovação, portanto, não poderia fornecer dados sobre o assunto.

Em 2004, um caso semelhante ocorreu em Unaí, cidade do interior de Minas Gerais. O candidato a prefeito Antério Mânica (PSDB) concorreu e venceu as eleições municipais mesmo preso. Ele foi acusado de ser um dos mandantes dos assassinatos de quatro fiscais do trabalho em janeiro daquele ano. Mânica obteve 72% dos votos.

Coari fica localizada na região do Médio rio Solimões e tem pouco mais de 65.222 habitantes (IBGE) e 40.409 eleitores (TRE-AM). A cidade é conhecida pela extração de gás e petróleo feita pela Petrobras na bacia do rio Urucu. Por conta dos royalties oriundos da atividade petrolífera, Coari tem o segundo maior orçamento do Estado do Amazonas: R$ 153 milhões (dados para 2008).

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host