UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

24/07/2008 - 17h03

Eduardo Braga pede direito de resposta na TV após entrevista de candidato

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
O Governador do Amazonas, Eduardo Braga, concedeu entrevista na noite de quarta-feira (23) à TV Cultura do Amazonas para se defender de supostas acusações feitas por jornalistas durante entrevista feita com o candidato à prefeitura de Manaus, Omar Aziz, da coligação "União por Manaus", ao programa Roda Viva Amazonas, na última terça-feira (22). Omar (PMN) é vice-governador do Estado e apoiado por Braga (PMDB). A entrevista de Eduardo Braga ocorreu durante o programa "Roda Viva Amazonas", que excepcionalmente foi exibido também na quarta-feira.

Desde o dia 10 de julho, o programa Roda Viva Amazonas, da TV Cultura, controlada pelo governo do Estado, realiza entrevistas semanais com os candidatos a prefeito de Manaus. Após a participação de Omar, marcada por questionamentos sobre as recentes denúncias de corrupção durante a gestão de Braga, o governador pediu direito de resposta por meio de ofício dirigido ao presidente da Fundação TV Cultura, Álvaro Melo. O documento pediu a realização de uma edição especial do programa em que ele seria o entrevistado.

Apenas dois dos quatro jornalistas que entrevistaram Aziz compareceram à entrevista com Braga. Durante quase 60 minutos, o governador se defendeu das acusações de que seu governo pagou por "obras fantasmas" na região do Alto Solimões. As denúncias estão sendo apuradas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). "Aqui, eu tenho um relatório mostrando que todas as obras no Alto Solimões foram devidamente concluídas. Nosso governo tem falhas, mas não tem dolo", afirmou Braga.

Durante a entrevista desta quarta-feira, Braga afirmou que vai processar judicialmente os repórteres André Alves, do jornal " A Crítica", e Valmir Lima, do " Diário do Amazonas " , que , segundo o governador, teriam levantado "suspeitas infundadas" sobre sua honra.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), César Wanderlei, a entrevista com Braga extrapolou o direito de resposta a que o governador teria se o pedisse na Justiça. "A lei determina que o direito de resposta tem de ser proporcional à agressão. Ele ficou uma hora se defendendo e falando sobre sua administração", disse Wanderlei. Segundo o presidente, o sindicato vai acompanhar os desdobramentos do episódio e espera que as empresas jornalísticas sigam a legislação vigente e oferecem defesa a seus profissionais.

O próximo entrevistado do Roda Viva Amazonas será o atual prefeito de Manaus e candidato à reeleição, Serafim Corrêa (PSB).

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host