UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

08/07/2008 - 16h32

Amazonino Mendes lidera disputa pela Prefeitura de Manaus

Náferson Cruz
Especial para o UOL
Em Manaus
De acordo com pesquisa realizada pela empresa Perspectiva, que ouviu 625 eleitores em toda a cidade de Manaus, o ex-governador Amazonino Mendes (PTB) lidera a disputa pela prefeitura da capital do Amazonas com 49% das intenções de voto. Divulgado nesta segunda-feira (7), o levantamento é a primeira pesquisa registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) local.

Amazonino é seguido pelo vice-governador Omar Aziz (PMN), que tem 13% das intenções de voto. O candidato à reeleição Serafim Corrêa (PSB) aparece com 11%. Os votos nulos e brancos somam 19%. A candidatura do petista Francisco Praciano, que tem como vice Luiz Castro (PPS), cresceu nas últimas semanas. Ele parece com 6% da preferência dos entrevistados.

A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o número 005/2008, revela também que, apesar da disputa contar com seis candidatos, o debate ficará centralizado entre apenas quatro concorrentes. Os candidatos Luiz Navarro (PCB) e Ricardo Bessa (PSOL) não pontuaram no levantamento.

Tempo definido

Os candidatos a prefeito de Manaus terão a partir do dia 19 de agosto a 2 de outubro, aproximadamente, seis horas e 30 minutos semanais de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Considerando o tempo de propaganda diária, o atual prefeito Serafim Corrêa (PSB) terá 17 minutos e 31 segundos. O candidato Omar Aziz (PMN) vai ter 13 minutos, seguido de Francisco Praciano (PT), com 11 minutos e 39 segundos.

Na quarta colocação, o ex-governador Amazonino Mendes (PTB) terá 8 minutos e 43 segundos. Ricardo Bessa (PSOL) é o quinto, com 3 minutos e 57 segundos. Luiz Navarro (PCB) terá 1 minuto e 40 segundos do tempo de TV e rádio para disputar a preferência de um público de aproximadamente 1 milhão de eleitores.

Dois terços do tempo total foi estipulado conforme o quadro de deputados que cada coligação possui na Câmara Federal. Um terço do tempo foi dividido igualitariamente entre os candidatos a prefeito.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host