UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/07/2008 - 14h04

TSE só terá número oficial de candidatos registrados a partir de 14 de julho

Da Redação
O prazo para o registro das candidaturas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores terminou às 19h desse sábado (5). O TSE calcula, com base nas eleições municipais de quatro anos atrás, que 400 mil candidatos, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, registraram sua candidatura para concorrer ao pleito de outubro. No total, serão disputados 5.563 cargos de prefeito, com o mesmo número de vices, e cerca de 52 mil vagas de vereadores.

O Tribunal ainda não tem o número oficial de todos os candidatos que fizeram seu registro. Há uma diferença entre o número de registros que já chegaram ao TSE, e o número real de registros feitos no Brasil todo. Isso porque o registro é feito no cartório eleitoral da cidade do candidato. Em seguida, esses dados vão para os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), que consolidam as informações e só então as enviam ao TSE. Durante toda a semana que vem, o TSE segue recebendo os avisos dos registros e só depois de receber do Brasil todo é que terá o número oficial. Até às 12h07 deste domingo (6), por exemplo, o Tribunal tinha contabilizado apenas 970 registros de prefeito, 957 de vice-prefeitos e 16.314 registros de vereadores.

Segundo o TSE, a previsão é de que apenas por volta do dia 14 de julho os dados recebidos estejam próximos do total de registros realmente efetuados. "Mesmo após essa data, a quantidade total de candidatos no Brasil e por estados pode variar de acordo com a definição de candidaturas como aptas ou inaptas. Além disso, alguns candidatos podem falecer ou renunciar durante o período de divulgação dos dados. Essas situações podem provocar oscilações no número total de registros", explica o site do Tribunal.

Para os candidatos que tiveram problemas para conseguir o requerimento protocolado, por seus partidos ou coligações, o TSE abriu uma exceção e estendeu o prazo, somente nesses casos, até segunda-feira (7).

Calendário
A partir desse sábado (5), a legislação eleitoral proíbe que agentes públicos que sejam candidatos participem de inaugurações de obras. A campanha eleitoral começa oficialmente neste domingo (6), entre as 8h e meia-noite. O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começa no dia 19 de agosto.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host