UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

03/07/2008 - 20h42

PC do B decide não apoiar nenhum candidato majoritário em Manaus

Náferson Cruz
Especial para o UOL
Em Manaus
O comando nacional e estadual do PC do B decidiu, na noite desta quarta-feira (2), que não vai apoiar nenhum candidato nas eleições de Manaus. A decisão foi tomada após reunião em Brasília entre o comando central do PC do B de Manaus, representado pela deputada federal Vanessa Grazziontin, o presidente do comitê estadual Antônio Levino Neto e o presidente nacional do partido, Renato Rabelo.

No último domingo (29), a legenda havia oficializado o nome de Jandira Feghali à Prefeitura do Rio. Na terça-feira (2), o PSB anunciou apoio à comunista, acrescentando tempo de propaganda de televisão e rádio. Devido ao acordo feito no Rio de Janeiro, pela direção nacional, o PSB esperava que a ligação com o PC do B tivesse o mesmo destino em Manaus, o que significaria o apoio dos comunistas à candidatura para reeleição do atual prefeito Serafim Corrêa (PSB).

Em razão da desistência da deputada federal Vanessa Grazziotin (PC do B) em concorrer ao pleito majoritário, a comissão do partido ficou dividida quanto ao apoio. Parte dos comunistas pretendia apoiar o candidato do governador do Estado, o vice-governador Omar Aziz (PMN), que tem o apoio do ministro dos Transportes e ex-prefeito Alfredo Nascimento (PR) e do ex-governador e ex-senador Gilberto Mestrinho, atual presidente estadual do PMDB.

Já a outra militância do partido ensaiava apoio ao projeto de reeleição do prefeito Serafim Corrêa (PSB), que já havia fechado com os tucanos, liderados pelo senador Arthur Virgílio Neto (PSDB), os democratas, de Pauderney Avelino, e o grupo do PDT.

A deputada Vanessa Grazziotin salientou que o apoio ao candidato Serafim Corrêa partiu de um consenso da direção do partido. "Decidimos que não iremos apoiar nenhum candidato majoritário e essa solução tomada fortalece a união do partido, que se dividia nas idéias na esfera nacional e estadual", salientou Vanessa.

Segundo o deputado estadual licenciado Eron Bezerra (PC do B), a definição da executiva nacional e estadual preservou o partido. Eron disse ainda que não deixará de exercer a pasta da Produção Rural (Sepror) na gestão do governador Eduardo Braga (PMDB), que apóia Omar.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host