UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/06/2008 - 14h08

Candidato petista terá sete minutos na TV

Liliane Maia
Especial para o UOL
Em Manaus
O candidato do PT à Prefeitura de Manaus, o deputado federal Francisco Praciano, tem como vice de sua chapa o deputado estadual Luiz Castro (PPS). Na convenção realizada na Quadra da Escola de Samba Aparecida, nesse sábado (28), os discursos foram de oposição à administração do prefeito Serafim Corrêa (PSB), e de busca por uma maior transparência na política local. Com sete minutos de propaganda eleitoral, Praciano, que já foi um dos vereadores mais combativos de Manaus, disse que não quer empreiteiros e caciques políticos em seu palanque.

Foi um recado ao líder do governador na Assembléia Legislativa, Eduardo Braga, ao também petista Sinésio Campos, e à presidente regional do PT, Gilza Batista, que não compareceram à convenção. Mas Praciano tem problemas maiores. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está apoiando o candidato da coligação PMN-PR, Omar Aziz, por influência direta do governador e do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Entre os petistas mais tradicionais há uma grande insatisfação com a postura do presidente Lula, que preferiu apoiar Omar. Já o candidato a vice na chapa de Praciano, Luiz Castro, é o maior beneficiado pela coligação com o PT. Ex-aliado de Eduardo Braga, de quem foi secretário de Produção Rural, Castro tem fortalecido sua atuação na oposição e conseguido aumentar sua base política na periferia da cidade, o que tem lhe conferido um fôlego a mais eleitoralmente, razão pela qual foi aceito na chapa petista.

Desistência
A esquerda local não passa por um bom momento. A deputada federal Vanessa Grazziotin (PC do B) desistiu de concorrer à prefeitura e saiu do páreo sem coligar com ninguém. Ela alegou que a falta de composição com outros partidos de esquerda a impediu de seguir em frente na candidatura própria. Vale destacar que o secretário de Produção Rural do governador Braga, é o deputado estadual licenciado, Heron Bezerra (PC do B), que também é marido de Vanessa Grazziotin, e que apoiará a candidatura de Omar Aziz (PMN-PR).

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host