UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/06/2008 - 17h57

Candidatos em Manaus aguardam apoios nacionais para oficializar chapas

Liliane Maia
Especial para UOL
Em Manaus
As vésperas das convenções para definição oficial das candidaturas à Prefeitura de Manaus, continua a busca por apoios de nomes nacionais que podem vir a influenciar na conquista de votos importantes para o primeiro turno das eleições.

A juíza aposentada Marlídice Péres, viúva do senador Jefferson Péres e filiada ao PDT desde 1999, recusou nesta sexta-feira (27) o convite do prefeito Serafim Corrêa (PSB), candidato a reeleição, para ser candidata a vice na chapa. Ele espera contar ainda com o apoio do senador Arthur Virgílio (PSDB), dado como certo.

Todas as convenções partidárias para o anúncio oficial dos candidatos à prefeitura da capital amazonense estão marcadas para os três últimos dias deste mês.

O vice da chapa de Amazonino Mendes (PTB), ex-governador do Amazonas, também ainda não foi confirmado oficialmente. A escolha sairá dos quadros do PP. Apesar da discussão interna no partido, há quem garanta que ele optará mesmo por Carlos Souza (PP), deputado federal mais votado pelo Amazonas nas últimas eleições, e o mais votado deputado estadual na legislatura anterior.

No entanto, o nome da jovem deputada federal Rebecca Garcia (PP) ainda não teria sido descartado totalmente. Ela é filha do empresário e ex-deputado federal Francisco Garcia, dono da concessão da TV Rio Negro, retransmissora da Band no Amazonas. Ela defendia candidatura própria para as eleições municipais e tinha seu nome bem cotado como cabeça de chapa pelo partido. Sua candidatura contava com a simpatia do senador Arthur Virgílio (PSDB).

A líder do PT no Senado e membro da executiva nacional do partido Ideli Salvatti (PT-SC), que esteve em Manaus de passagem para assistir ao Festival Folclórico dos bumbás Garantido e Caprichoso, em Parintins, declarou seu apoio ao deputado federal Francisco Praciano, candidato do partido.

Mas a ação não desfez o mal estar causado com o apoio do presidente Lula a Omar Aziz (PMN), candidato do governador Eduardo Braga (PMDB), e que ganhou também o apoio do ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, que indicou o ex-deputado estadual Sabá Reis, como vice na chapa governista.

Praciano, que tem como pré-candidato a vice o deputado estadual Luiz Castro (PPS) disse que a vinda de Salvatti ao Amazonas é uma prova de que o PT não vai apoiar outras candidaturas em Manaus. "O partido do presidente Lula tem candidato e é o Praciano", destacou.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host