UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

24/06/2008 - 12h49

Manaus define convenções nos três últimos dias

Liliane Maia
Especial para UOL
Em Manaus
Apesar de as convenções partidárias para o anúncio oficial dos candidatos à Prefeitura de Manaus só acontecerem nos três últimos dias deste mês, o quadro político para a disputa do executivo municipal já está bem desenhado, faltando apenas a confirmação de alguns candidatos à vice.

Em Manaus há quatro grupos políticos em condições de vencer as eleições. São eles: o do governador Eduardo Braga (PMDB) e do ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, do prefeito Serafim Corrêa (PSB), do ex-governador Amazonino Mendes (PTB) e, correndo por fora, do candidato petista Francisco Praciano.

Omar Aziz (PMN), vice-governador, é o candidato de Braga, e tem Sabá Reis (PR), deputado estadual, como vice. Reis foi indicado pelo ministro Alfredo Nascimento, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu seu aval.

O ex-governador Amazonino Mendes (PTB) está conversando com os deputados federais Carlos Souza e Rebecca Garcia, ambos do PP, para que um deles seja o seu vice. Souza, o parlamentar mais votado na última eleição, com 147.212 votos, é o franco favorito.

O PT vai com o deputado federal Francisco Praciano (PT) e tem como vice o deputado estadual Luiz Castro (PPS). O presidente Lula disse que não se envolveria em eleições municipais no primeiro turno, mas estará em Manaus participando de um evento internacional no mesmo dia (28) da convenção do Partido dos Trabalhadores. Alguns filiados do partido reclamam do apoio oferecido pelo presidente ao candidato do governador do Estado, Omar Aziz, causando visível constrangimento ao candidato petista.

O prefeito Serafim Corrêa (PSB) vai para a reeleição, mas não escolheu ainda seu vice, que pode vir do PSDB ou do PDT. O DEM irá lançar Pauderley Avelino e costura com o PSDB e o PV para que o vice venha dessas agremiações. O nome mais forte é do presidente da Câmara de Vereadores, Leonel Feitosa (PSDB).

Pelas regras eleitorais, os partidos devem realizar suas convenções entre os dias 10 e 30 deste mês. Em Manaus, nove partidos realizam encontros no próximo dia 28, são eles: PSB, PT, DEM, PPS, PTB, PDT, PP, PSDC e PHS. No dia 29 será a vez do PSOL, PC do B e PSL. No dia 30 as convenções serão do PSDB, PMN, PMDB, PR, PSC e PRP.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host