UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 21h53

Presidente do TSE diz que há "inconvenientes" na reeleição

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília
O ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) comentou neste domingo (26) o aumento de candidatos da base do governo eleitos para as prefeituras. Para ele, esse é um dos inconvenientes da reeleição.

"Qualquer pessoa que participa da cena política percebe o seguinte: com a reeleição, a possibilidade de recondução ou dos próprios chefes do poder executivo ou de seus candidatos é maior," disse o Ministro. "A pessoa passa oito anos ouvindo o nome de um chefe do executivo. Ele se familiariza com aquilo, Há uma tendência de reconduzir de uma forma alinhada."

Fraudes eleitorais
Alguns eleitores no Rio de Janeiro falaram que não conseguiram votar hoje pois o seu nome já havia sido usado por outra pessoa. Britto, porém, afirmou que é difícil a existência real desses casos. "Todo ano chega esse tipo de denúncia. De ordinário isso faz parte do imaginário popular, quando você vai apurar você encontra muito pouca coisa de concreto"

Para ele, a dificuldade desses casos passa por diversos fatores. "É muito difícil o emparelhamento de todos os mesários, dos partidos, dos fiscais do partido. Um dos méritos da biometria será acabar com esse tipo de fraude" disse, referindo-se as urnas com identificação através de impressão digital que devem ser implantadas gradualmente ao longo das próximas eleições.

O ministro, porém, não descartou totalmente a possibilidade das fraudes terem existido. "A cada eleição a imaginação dos fraudadores se renova. É impressionante a capacidade imaginativa de quem se dispõe a fraudar o processo eleitoral brasileiro."

Crianças votando
Na entrevista, o ministro também falou que levar uma criança para votar no lugar do eleitor não é crime. O ato foi feito hoje por diversos políticos, incluindo o Presidente Lula. "Há quem diz que isso ajuda a se familiarizar com o processo eleitoral Dizem que até, no interior do país, fica mais fácil para o garoto se familiarizar com os números."

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host