UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/10/2008 - 15h39

Em Goiânia, maioria de vereadores eleitos é da coligação de Iris

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL
Em Goiânia

align : 'right',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['go93734']

Mais do que uma vitória esmagadora sobre os adversários nas urnas, o prefeito reeleito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) terá toda a sustentação da Câmara Municipal para o segundo mandato. Dos 35 vereadores eleitos de Goiânia, 28 fazem parte da coligação do prefeito. Mesmo entre os oposicionistas, há vereadores que já admitem votar e dar sustentação aos projetos do executivo.


Para se ter uma idéia, 1/3 da Câmara é composta por peemedebistas (são 11 vereadores). Além dos cinco que se reelegeram, outros auxiliares do prefeito na gestão atual também garantiram vaga. Entre os novatos, o destaque foi o ex-secretário de planejamento, Francisco Júnior, o segundo na lista dos mais votados. O campeão de votos foi o também peemedebista Bruno Peixoto, líder do prefeito na atual legislatura.


Outro fator que demonstra a força do prefeito é que o PP, o partido de Sandes Júnior, seu principal concorrente na disputa, não elegeu nenhum vereador. Outro partido grande que também ficou fora foi o DEM. O PSDB também encolheu: fez apenas três vereadores. Com isso, a base do governador Alcides Rodrigues perdeu espaço na capital.


Toda essa sustentação garante uma transição em céu de brigadeiro para o segundo mandato. Aliás, no que depender do peemedebista, a transição será mesmo apenas um evento formal. O prefeito já afirmou que o segundo mandato será de continuidade e que não deve haver nenhuma ação de impacto quando tomar posse em 1º de janeiro.


Mas já afirmou que o 2º mandato ficará marcado pela "gestão humanizada", com prioridade para moradia. Já nesse final de ano, o gestor deve entregar cinco mil unidades habitacionais na cidade.


  • UOL

    Composição da Câmara Municipal


"Não medirei esforços para mudar Goiânia. Vou direcionar mais esforços para o setor de habitação. Meu compromisso é continuar trabalhando, sem folga, sem férias. Devo tudo a Goiânia e tudo que eu fizer pela cidade será pouco", ressaltou o candidato vitorioso.


Após a comemoração na noite de domingo (5), na qual Iris foi carregado por correligionários pelas ruas da cidade, o prefeito reeleito aproveitou a manhã para dar um trato no visual. Seu primeiro compromisso, como prefeito reeleito, foi ir ao salão de cabeleireiros, que já freqüenta há mais de 15 anos.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Goiânia - GO

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'right', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['go93734']

    Mais do que uma vitória esmagadora%>