UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/09/2008 - 16h53

Adversários em sintonia para criticar Iris; tudo para tentar levar disputa ao 2º turno em Goiânia

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL
Em Goiânia

As gravações de programas eleitorais marcaram o penúltimo dia da campanha oficial em Goiânia. Dos quatro concorrentes à Prefeitura, o único que não recorreu aos estúdios foi o prefeito Iris Rezende (PMDB), candidato à reeleição. Sandes Júnior (PP), Martiniano Cavalcante (PSOL) e Gilvane Felipe aproveitaram o período da tarde para gravar o último programa de TV, que vai ao ar amanhã. Será a última cartada dos três para tentar evitar a vitória do peemedebista já no primeiro turno.


O favoritismo absoluto de Iris apontado em todas as pesquisas acabou gerando a polarização na disputa em Goiânia. O peemedebista virou alvo comum dos outros três, que em alguns debates chegaram a demonstrar cordialidade e sintonia nas críticas ao atual prefeito. Isso ficou demonstrado em alguns debates promovidos por rádios da capital, com a ausência de Iris Rezende.


Na verdade, a falta de competitividade em virtude da grande vantagem do peemedebista acabou esvaziando não apenas a campanha de rua. Os debates na TV também ficaram comprometidos. A Record, a TV Serra Dourada (retransmissora do SBT) e a TV Goiânia (Band) cancelaram a realização dos debates justamente por temer a ausência de Iris Rezende na discussão.


De acordo com avaliação de Sandes Júnior, a iniciativa das emissoras em cancelar os debates já programados teria sido resultado de uma ação de Iris. "Ele (Iris) orquestrou para inviabilizar os debates", disse o pepista ao jornal Diário da Manhã. A única emissora que confirmou a programação com os candidatos, marcada para amanhã, foi a TV Anhanguera (retransmissora da Globo). "Tenho certeza absoluta que ele não vai. Mesmo porque não possui resposta para algumas questões", avalia Sandes.


Presente ou não, Iris deve manter a condição de alvo tanto no programa gratuito como no debate desta quinta-feira. Nos últimos dias, Sandes, Martiniano e Gilvane assumiram a postura de ataque, enquanto Iris mudou a estratégia e passou a responder às duras críticas dos rivais.


Apesar do desconforto dos números (a última pesquisa apontava Iris com 69,2% e Sandes com 11,6%), o pepista ainda mostra confiança em suas inúmeras caminhadas. "Meu sentimento é o que se vê nas ruas. É o sentimento da virada. Nós vamos ganhar a eleição", falou entusiasmado.


Já Iris comemora a consolidação, apesar dos ataques dos rivais. "Fico feliz. Mostra a aprovação do que já fizemos e do que ainda podemos fazer por Goiânia. Mostra o momento e a consolidação em torno do meu nome", afirmou o prefeito, que já elegeu as suas prioridades caso seja confirmada a reeleição: trânsito e moradia.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Goiânia - GO

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    As gravações de programas eleitorais marcaram o penúltimo dia da campanha oficial em Goiânia. Dos quatro concorrentes à Prefeitura, o único que não reco%>