UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/09/2008 - 16h30

Institutos divergem em Goiânia, mas Iris está na frente em todos

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL
em Goiânia

A reta final da campanha eleitoral em Goiânia promete virar uma guerra. Mas não dos candidatos, e sim dos institutos de pesquisa. Na última sexta-feira (19), o Ibope publicou levantamento em que apontava queda de Iris Rezende (PMDB), de 71% para 67%, e uma possível reação de Sandes Júnior (PP), de 12% para 17%. Nesta segunda-feira (22), o Instituto Serpes apresentou um levantamento que indica exatamente o contrário. O peemedebista teria ampliado a vantagem sobre os rivais, alcançando 71,2% das intenções. Ele tinha 67,5% no levantamento anterior.


Já Sandes Júnior, que havia subido cinco pontos no levantamento do Ibope, perdeu 3,7% na pesquisa Serpes, divulgada na edição desta segunda no jornal O Popular. O pepista tinha 13,2% e caiu para 9,7%. No Ibope, Sandes havia tirado nove pontos de diferença para Iris (67% a 17% para o peemedebista). No Serpes, Iris ampliou a vantagem para 61,7% (antes era de 54,3%).


O curioso é que o período de realização do levantamento é praticamente o mesmo. O Ibope fez a pesquisa entre 15 e 17 de setembro. Já a pesquisa Serpes foi realizada entre 16 e 19 deste mês. Nesse sobe e desce, a única constatação comum às duas pesquisas é que Iris ainda mantém grande vantagem e venceria a disputa já no primeiro turno.


A diferença é muito grande, principalmente quando se trata dos números de Sandes Júnior. O Serpes conseguiu identificar pouco mais da metade dos eleitores que o Ibope diz que o pepista tem (17% e 9,2%). "Trabalhamos com números internos. E consigo captar uma situação que nenhum instituto capta: a emoção. E tenho convicção que teremos, sim, 2º turno", acredita Sandes.


Além desse "termômetro" que diz ter nas ruas, durante os eventos públicos de que tem participado diariamente, Sandes também aposta em pesquisas internas. "Temos números diários que apontam para um crescimento constante e consistente. A nossa pesquisa é realizada diariamente nas ruas, conversando com o cidadão, e isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo.", ressalta.


Já Iris, mantém o discurso estilo paz e amor e diz que os números são um reconhecimento pelo trabalho que fez ao longo da gestão atual. E a rejeição dos adversários é fruto de uma "campanha equivocada" de ataques. "Estão cometendo um grave erro ao tentar desqualificar as obras que estão sendo realizadas na atual gestão, que representam conquista para a comunidade", disse o candidato à reeleição.


Martiniano Cavalcante (PSOL) e Gilvane Felipe (PPS), registraram o mesmo índice de intenção de votos: 1,9%. Na rodada anterior, Martiniano tinha 1,6% e Gilvane 0,9%.


Quanto à rejeição, Sandes teve redução de 5,8 pontos porcentuais entre a rodada passada e a atual, passando de 34,1% para 28,3%. Martiniano também saiu de 30,3% para 22,8%. Gilvane, que tinha índice de rejeição de 24% na rodada anterior, aparece agora com 19,5% e Iris oscilou de 13,1% para 12,4%.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Goiânia - GO

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    A reta final da campanha eleitoral em Goiânia promete virar uma guerra. Mas não dos candidatos, e sim dos institutos de pesquisa. Na última sexta-feira %>