UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/08/2008 - 15h57

Em Goiânia, Sandes e Martiniano estão aptos a concorrer

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL
Em Goiânia
O Tribunal Regional Eleitoral reformou duas sentenças do Juiz Eduardo Siade (133ª Zona Eleitoral) e acolheu o pedido de registro de mais dois candidatos à prefeitura de Goiânia. Sandes Júnior (PP) e Martiniano Cavalcante (PSOL) estão aptos a participar da disputa. Os pedidos iniciais haviam sido negados devido a problemas de documentação. Porém, Cavalcante terá que trocar o vice, já que o nome de Robson Morais foi vetado pelo Tribunal.

A candidatura de Sandes Júnior, segundo colocado em todas as pesquisas na capital, estava ameaçada devido a um problema também com seu vice, Guilherme de Freitas (PTN). No entendimento inicial, Freitas não teria filiação partidária, de acordo com um documento enviado ao Tribunal pelo diretório do partido.

Com o recurso, a coligação conseguiu provar a filiação. O relatório de Dr. Marco Antônio Caldas diz:"...presumem-se filiados ao partido político todos os membros de sua diretoria, em todos os seus níveis, até que se prove em contrário", diz o relatório."Era o que esperávamos. E não podia ser diferente o resultado", avaliou Sandes.

No caso da Chapa de Martiniano Cavalcante, a situação é mais complicada. Após analisar o recurso, o Tribunal considerou o candidato apto à disputa, mas vetou a participação do vice, Róbson Morais (PCB). Ele não teria feito no prazo legal a sua prestação de contas referente ao pleito de 2006, quando fora candidato.

A coligação, então, teria duas alternativas. Ou teria que recorrer ao Supremo, ou trocar de vice. "Até por questão de tempo, decidimos que não vamos recorrer para mantê-lo na chapa. Vamos apresentar um novo nome", informou a assessoria do candidato.

A coligação espera anunciar o novo nome até o fim desta semana. Inicialmente, o candidato a vice deve continuar sendo indicação do PCB. Porém, não está descartada a possibilidade de troca por um nome apresentado pelo PSTU.

Em Goiânia, os quatro candidatos nas eleições majoritárias tiveram problemas com a Justiça Eleitoral. Iris Rezende (PMDB) também teve o registro negado, mas recurso acabou reformando a sentença. Já Gilvane Felipe (PPS) ainda aguarda pelo julgamento do recurso.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Goiânia - GO

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host